F-Indy Lights: Terminar na zona de pontos é a meta de Rodrigo Barbosa

17 de junho de 2010

O piloto brasileiro Rodrigo Barbosa, da região de Sorocaba (SP) e único representante do país na categoria de acesso à Fórmula Indy, irá participar da quinta etapa do campeonato da Fórmula Indy Lights, disputado no menor circuito do calendário. O Iowa Speedway, que fica na cidade de Newton, no estado norte-amercano de Iowa, possui apenas 7/8 de milha, ou mais precisamente, 1.400 metros , com 14º de inclinação máxima.

“É uma pista bem curta e muito inclinada, onde se atinge uma grande velocidade final. Já andei nessa pista e essas características exigem mais atenção para não bater ou rodar. Pela grande inclinação, o carro faz a curva sozinho, não é preciso virar muito o volante, mas um toque de leve na direção pode fazer o carro escapar, e aí é muro na certa. Não tem muita área para se tentar corrigir a trajetória”, alertou Barbosa.

Depois de correr no circuito oval mais famoso do mundo, o Indianapolis Motor Speedway, Rodrigo Barbosa espera finalizar a corrida na zona de pontuação para ter um bom desempenho na Indy Lights, se preparando melhor para estrear na categoria principal próxima temporada.

“A equipe mexeu bastante no acerto do carro, trabalhando muito em cima da aerodinâmica, que será essencial nessa pista. Estou bem animado, será uma prova divertida de se fazer. A pista permite muitas ultrapassagens e gosto muito desses desafios. Será uma corrida legal”, aponta o piloto da PDM Racing, que irá permanecer no país da América do Norte até o fim do campeonato, focado em trabalhar mais junto da equipe e cuidando da parte física, importante para suportar os vários Gs de pressão sobre o corpo impostos pelos carros da F-Indy Lights.

Com duas horas a menos de diferença em relação ao horário de Brasília, os treinos livres estão marcados para as 8h15 desta sexta-feira (18/06) no horário local, portanto, às 10h15 de acordo com o GTM da capital brasileira. Esta será a segunda prova da Indy Lights em circuito oval nesta temporada e a primeira disputada no período noturno. No sábado (19/06) há outra sessão de treinos livres, começando às 13h15 (horário de Brasília). Os treinos têm uma hora de duração.

Para a classificação, que acontece também no sábado, prevista para ter seu início às 16h25 (horário de Brasília), a estratégia é acelerar ao máximo. “Confio numa boa classificação. Vamos ver como o carro se comporta nos treinos e ver qual o set up mais adequado, mas devemos usar o mínimo de asa para ganhar mais velocidade. Se largarmos entre os 10 primeiros, será bem mais fácil de conseguir conquistar posições na corrida. Para a prova, mesmo sendo à noite, não haverá problema, a iluminação faz parecer que é dia.”, relata o piloto da região de Sorocaba, em São Paulo.

A prova será igualmente no sábado (19/06) e terá duração de 115 voltas, com largada prevista para as 22h45 (horário de Brasília).

Está será a quarta temporada do jovem piloto nos Estados Unidos. Além do título regional da Fórmula Atlantic e o quinto lugar no National em 2007, Rodrigo treinou na Fórmula Atlantic em 2008 e competiu na Indy Lights em 2009.

Foto:Divulgação.