Edu Piano e Solon Mendes encaram o Rally dos Sertões agora com um FCargo 1722e 4×4

5 de julho de 2010

Após os títulos de 2007, 2008 e 2009 na categoria Caminhões, o piloto Edu Piano e o navegador Solon Mendes da Equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport resolveram encarar um novo desafio na edição 2010 do Rally dos Sertões. Não bastasse o desafio do próprio roteiro que a cada ano se supera, a dupla repete a história ocorrida há três anos e, estreará um novo caminhão na prova, mas agora na categoria dos Pesados (T4.2).

O Ford Cargo modelo 1722e 4×4 é um projeto da Território Motorsport com a Ford Caminhões, parceria que completa nove anos como equipe oficial da montadora no Rally dos Sertões. Ele está sendo preparado pela equipe e vem para aumentar o grid dos caminhões nesta edição, que acontece entre 11 e 20 de agosto e passará por seis Estados, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Fortaleza (CE).

Para pilotar o novo equipamento pelo percurso de mais de 4.500 quilômetros, a dupla entra em cena, após três anos de uma parceria de sucesso. Piano que também é preparador de veículos de competição fala sobre o novo projeto. “Será tudo novidade, pois não temos histórico deste caminhão em provas de rali. Estamos usando um sistema de tração 4×4 com reduzida, desenvolvido pela Territorio 4×4 do Brasil Veículos Especiais. Já toda a preparação do FCargo é da Território Motorsport , desde os itens de segurança como a gaiola até alterações no comprimento do chassis”, adianta.

“Sabemos como é grande e desafiador estrear um novo caminhão. Mas confio muito nos projetos do Edu e já passamos por algo parecido em 2007, quando andamos pela primeira vez com o F4000 4×4 na terra, direto no Prólogo do Sertões e fomos Campeões. A grande diferença agora é que o “bicho” cresceu”, brinca o navegador.

Mas experientes que são, Piano e Mendes sabem que a briga não será fácil. “Estou bem motivado a andar na categoria dos Pesados, mas consciente que fazer um caminhão todo novo e encarar o segundo maior rali do mundo não vai ser fácil. Ainda mais que promete ser a mais difícil de todas as 18 edições. Os nossos concorrentes já desenvolvem seus caminhões há anos e isto, lhes dá uma grande vantagem sobre nós”, explica Piano.

Títulos e paixão pelo off-road sem limites – A trajetória do profissionalismo e dedicação de ambos resume o êxito dos resultados obtidos nos três títulos do Rally dos Sertões. O piloto paulista segue para sua 14ª participação consecutiva no Rally dos Sertões. Piano é um dos veteranos da prova com quatro títulos, antes de ser Campeão nos Caminhões, foi Campeão na Geral dos Carros em 2005. Enquanto o navegador cearense coleciona dezenas de títulos de Campeão em provas pelo país principalmente no eixo Norte-Nordeste nos 25 anos de off-road.

“Estou feliz por poder fazer parte de uma equipe onde temos o mesmo objetivo (vencer). Uma equipe onde o NÓS sempre supera o EU. É uma união que tem dado muito certo, prova disto é que vencemos há três anos consecutivos e vamos lutar novamente este ano”, diz Mendes que explica o porquê desta sintonia perfeita: “Humildade, respeito, perseverança, tudo isto também fez com nos tornássemos grandes amigos”.

E Piano não esconde a satisfação de ter Mendes neste novo projeto. “É muito bom poder contar com o Solon novamente na equipe. Mais que um navegador fantástico é um ótimo amigo e vamos precisar de mais garra e dedicação com o novo caminhão. Como um bom cabra macho, não recusou o convite de encarar mais este desafio”, finaliza o piloto.

Fotos:José Mario Dias/Haroldo Nogueira/Divulgação.