Volkswagen conquista premiações do Cesvi

7 de julho de 2010

A Volkswagen recebeu quatro premiações do Cesvi Brasil – Centro de Experimentação e Segurança Viária – que divulgou o Car Group 2010 dos veículos, índice que avalia o custo e o tempo de reparo de um veículo. Das doze categorias avaliadas pelo Cesvi, quatro foram conquistadas por modelos da Volkswagen: o Novo Fox na categoria hatch compacto, a Nova Saveiro em picape compacta, o Polo Sedan em sedan compacto, além do SpaceFox na SW compactos.

Os veículos Volkswagen são equipados com sistemas de segurança importantes para se obter o melhor índice de reparo, como fechadura anti-furto, abertura interna sem acionamento de pino trava e imobilizador eletrônico IMMO IV, entre outros.

O prêmio Car Group, referência sobre reparo no mercado automotivo, é organizado desde 2005 pelo CESVI Brasil, centro de pesquisa brasileiro dedicado à reparação automotiva e à segurança viária, sendo considerado os valores da cesta básica de peças de cada carro.

Os modelos melhores classificados no Car Group obtêm valores de seguros mais baixos, já que o custo do reparo é utilizado, pelas seguradoras, como base nas tarifas de preço.

Para isto, o Cesvi adota este procedimento: teste de impacto de baixa velocidade (15 km/h) nos veículos, com colisão de 40% da dianteria e 40% da traseira dianteira, seguindo a norma internacional do RCAR, Research Council for Automobile Repair, que depois são levados à oficina-modelo do Centro de Reparação Automotiva, para constatar a extensão dos danos e a facilidade do reparo.

Por meio deste método chega-se ao IRC (Índice de Reparabilidade Cesvi), que é o índice orientador das companhias seguradoras quanto ao custo de reparo para a elaboração de valores de prêmios e franquia de seguros.

Foto:Divulgação.