Top Race: Fábio Fogaça será do Corinthians em Interlagos

20 de julho de 2010

Após o final da Copa do Mundo e o reinício do Campeonato Brasileiro, o futebol segue em alta também nas pistas. Atual líder do torneio nacional, o Corinthians, que estampa suas cores em várias categorias do automobilismo como Stock Car, Fórmula Truck e Fórmula Superliga, será representado também na Top Race V6, categoria sul-americana de Turismo.

No dia 25 de julho terá início a temporada 2010/2011 do torneio e o palco escolhido será o autódromo de Interlagos, na capital paulista, dentro da programação da Fórmula Truck. Quem terá a honra de pilotar o carro alvinegro será o sorocabano Fábio Fogaça (Corinthians/ Usiminas/ Feeder/ F-Truck/ Stock-AIG/ Case/ Beta Ferramentas/ Konrad Caminhões), que competiu na Copa América Top Race no primeiro semestre.

“Estou bem feliz de poder voltar a correr nessa categoria, ainda mais com o carro do Corinthians. E correr em São Paulo , nesse autódromo cheio de história, representando um clube dessa dimensão e que está festejando seu centenário, é a cereja do bolo”, exclamou Fabinho, filho do ex-piloto e atual chefe de equipe da Ford Racing Trucks, na Fórmula Truck.

Deixando de lado por hora o número 72, que marcou a carreira de Djalma e que identificava seu carro na categoria, Fogacinha passa agora a levar o número 100, em alusão aos festejos dos cem anos do clube paulista, que foi fundado em 1910. O sorocabano irá correr novamente pela equipe Canapino Racing com um Ford Mondeo e será o único representante brasileiro na categoria.

“Será algo especial disputar esta prova aqui no meu país com as cores do Corinthians. A equipe ficou muito feliz em traçar esse paralelo entre os esportes, já que eles, como argentinos, também são apaixonados por futebol”, revela o piloto. “Para a corrida, estou trabalhando bem a parte física na academia, já que o carro é bem pesado e forte. Como já conheço bem o equipamento e Interlagos é como o quintal de casa para mim, espero ter um desempenho 100% e poder levar o carro número 100 para as primeiras posições. Estou ansioso para acelerar logo e quero mostrar serviço para a categoria. Essa é minha grande chance”, completou Fabinho, atual campeão da Stock Jr.

Sobre a parceria com o Corinthians, Djalma Fogaça salientou o apoio do clube e enalteceu o mediador do acerto, o piloto da Fórmula Truck Roberval Andrade. “Tenho que agradecer e muito ao Roberval pelo apoio que ele deu, viabilizando essa parceria. Com isso o Fabinho ganha as condições necessárias para seguir sua carreira internacional. O Roberval pode ser um grande adversário nas pistas da Fórmula Truck, mas agiu como um grande irmão”, setenciou.

O que é a Top Race
A Top Race V6 é uma das principais categorias do automobilismo sul-americano, ao lado da Stock Car, TC2000 e Turismo Carretera e tem suas 14 provas transmitidas pela TV América. Ela ficou mais em evidência depois que o atual campeão Jose Maria ‘Pechito’ Lopes chegou a ser anunciado como piloto titular da US F1, equipe que cogitou participar do Mundial de Fórmula 1.  Os carros são os modelos Ford Mondeo, Chevrolet Vectra, VW Passat, Mercedes-Benz e Peugeot 407, com chassis tubulares como na Stock Car e motores sorteados Berta 3.0 litros V6, com 350 cavalos de potência. O câmbio Saenz tem cinco marchas à frente mais a ré. As rodas de alumínio são de 18 polegadas , com pneus Pzero, da Pirelli. Os amortecedores são os Penske com dois tipos de regulagem externa.

A Top Race está trazendo 72 carros – 37 da categoria principal e 35 da Júnior – para correr no mesmo final de semana da Fórmula Truck, num evento conjunto. Nomes famosos no automobilismo argentino integram a lista de pilotos, como Norberto Fontana, Esteban Tuero, Gaston Mazzacane e “Pechito” Lopez. No ano passado pela primeira vez a Top Race correu fora da Argentina, e foi justamente em Interlagos, a convite da Fórmula Truck. O piloto argentino Juan Manuel Silva foi o vencedor na ocasião, que contou com a ilustre presença do piloto canadense Jacques Villeneuve, campeão mundial de Fórmula 1 em 1997, que fez sua primeira participação na categoria.

O calendário de provas da temporada 2010-2011 da Top Race terá 14 etapas, sendo seis delas em 2010. A temporada continuará no ano seguinte e as oito etapas restantes serão anunciadas oportunamente:

25 de Julho – São Paulo, Brasil (com Fórmula Truck).
29 de Agosto – Termas de Río Hondo, Santiago del Estero.
19 de setembro – Buenos Aires.
17 de Outubro – La Rioja.
21 de Novembro – General Roca, Río Negro.
12 de Dezembro – Paraná, Entre Ríos.