Volkswagen chega a São Paulo como líder da Fórmula Truck

21 de julho de 2010

Na quinta etapa da Fórmula Truck, que será disputada neste domingo, em São Paulo, o autódromo de Interlagos receberá o segundo maior público do ano, perdendo apenas para a F-1: em 2009, o público foi de 60 mil pessoas. Por isso, um bom resultado na corrida paulista é ainda mais especial, segundo os pilotos da equipe Volkswagen, que lidera o campeonato de pilotos e marcas.

“Correr em Interlagos diante de um público digno de corrida de F-1 é algo incrível, emociona qualquer piloto, por mais experiente que seja”, diz Valmir Benavides, que lidera o campeonato com 97 pontos e já conquistou uma vitória nesta temporada, em Caruaru (PE). O experiente piloto, que está no automobilismo desde os anos 1980, acredita que a prova paulistana terá fundamental importância para a equipe Volkswagen.

“Sair daqui de Interlagos na liderança é o nosso principal objetivo. Ainda é cedo para fazer contas pela briga pelo título, mas, depois desta prova, vamos iniciar a metade final do campeonato. Por isso, é fundamental adquirir o máximo de vantagem nesta primeira fase da temporada”, diz Hisgué, como é conhecido o piloto da Volkswagen.

Esta também é a opinião de seu companheiro de equipe e atual campeão da Truck, Felipe Giaffone. O vice-líder da temporada 2010 (com 84 pontos) venceu sua primeira prova na Truck justamente em Interlagos, em 2007, ano de seu primeiro título na categoria – também pilotando um caminhão Volkswagen Constellation.

“A corrida de 2007 foi muito especial, porque declinei um convite para participar das 500 Milhas de Indianápolis para correr em São Paulo. Foi uma decisão muito acertada, que me premiou com a primeira vitória e foi fundamental para a conquista do título naquele ano. Interlagos sempre é uma das provas mais difíceis do ano e por isso não vejo favoritismo de nenhuma equipe para esta etapa. Acredito que será uma briga eletrizante pela vitória até a última volta”, prevê Giaffone, bicampeão da Fórmula Truck (2007-2009) e que venceu o GP de Guaporé neste ano.

Além de lutar para manter a liderança do campeonato de pilotos (com o líder Benavides e o vice-líder Giaffone), a equipe Volkswagen também tem como objetivo consolidar sua liderança no campeonato de marcas: é a primeira colocada, com 205 pontos (72 de vantagem para a segunda colocada).

“Vencemos este título em 2007 e 2009 e sabemos da importância desta conquista para a Volkswagen. Por isso, vamos lutar para estar competitivo com nosso quatro caminhões nesta pista, mas sabemos que a luta pela vitória será difícil em Interlagos, porque nossos adversários têm um ótimo retrospecto em São Paulo”, diz Renato Martins, bicampeão e recordista de vitórias da categoria.

A única mulher a competir na Truck, a piloto Débora Rodrigues, também espera uma prova bastante acirrada para este domingo. “A equipe participou de dois dias de testes aqui em Interlagos no mês passado e vimos que teremos um grande desafio pela frente, especialmente na classificação. Mas a prova paulistana também exige bastante resistência e este é um dos nossos trunfos com o caminhão Volkswagen Constellation”, diz Débora.

Os treinos livres começam a ser disputados nesta sexta-feira. Neste final de semana, a categoria argentina Top Race também estará presente em Interlagos. No domingo, a Truck terá largada às 14h10, com transmissão ao vivo pela TV Band.

Fotos:Orlei Silva/Divulgação.