FIA aplica multa financeira e leva caso ao Conselho Mundial

26 de julho de 2010

Por Giovanni Romão. O jogo de equipe da Ferrari no GP da Alemanha, inicialmente, acabou saindo barato. Após uma reunião dos dirigentes do time italiano com comissários da Federação Internacional de Automobilismo, foi definida uma multa de US$ 100 mil para a escuderia de Maranello – pena máxima que pode ser aplicada pelos comissários de uma corrida.

Porém, o assunto não “morre” na multa. O caso será levado ao Conselho Mundial. Ainda não há data definida para tratar do caso.

Para aplicar a punição financeira, os comissários da FIA levaram em consideração o artigo 39.1 do Regulamento Esportivo, que diz: “ordens de equipe que interfiram no resultado da corrida são proibidas.”

Também foi analisado o artigo 151c, que trata de conduta fraudulenta.

Na corrida deste domingo, disputada na Alemanha, o brasileiro Felipe Massa recebeu a ordem da equipe, via rádio, para entregar a vitória para o espanhol Fernando Alonso. O caso aconteceu na volta 49.

Claramente, o brasileiro Felipe Massa entregou a vitória para Alonso, depois de ouvir pelo rádio a seguinte mensagem: “Alonso é mais rápido do que você. Você pode confirmar que entendeu esta mensagem?”

Após entregar a vitória, ouviu nova mensagem: “Obrigado. Mantenha-se com ele. Desculpa!”

Fonte: F1Mania.net – redacao@f1mania.net

Foto:Ferrari F-1-Divulgação.