Nascar: Miguel Paludo estreia em prova à noite no menor circuito da temporada

29 de julho de 2010

Como único representante brasileiro na temporada completa da divisão de acesso da Nascar, a K&N Pro Series East, o piloto gaúcho Miguel Paludo (Stemco-Duroline) terá mais um novo desafio em sua carreira, marcada em 2010 pelo seu primeiro passo internacional. Na sétima etapa do campeonato, o brasileiro fará sua primeira corrida à noite, nesta sexta-feira, no oval mais curto da temporada da Nascar East, no Lee USA Speedway.

“Como disse no início do ano, esta minha temporada de estreia será marcada por muitas novidades e bastante aprendizado, e nesta corrida não será diferente. Será minha primeira prova à noite, o que a tornará ainda mais especial. Além disso, a pista tem a menor extensão do ano (apenas 0.375 milha, cerca de 600 metros), proporcionando um desafio extra. Pelo que a equipe me disse, o volante fica virado praticamente por toda a volta, exigindo grande concentração do piloto”, diz Paludo, que testou na semana passada em um oval de condições semelhantes, em Hickory.

O brasileiro espera completar mais uma prova no top-10, já que este objetivo foi atingido na etapa passada, em Lime Rock Park, circuito misto onde ele chegou em 9º lugar após largar em último. A atuação de destaque lhe rendeu o prêmio “Featherlite Most Improved Driver”, que é dado ao piloto que apresenta o melhor rendimento em relação à etapa anterior.

“Com certeza a prova passada foi marcante e este prêmio serve para dar ainda mais brilho à corrida de recuperação que tive em Lime Rock. Para Lee USA, espero repetir a colocação no top-10 e, claro, também sonho em atingir objetivos ainda maiores, como um top-5, uma meta que tracei para atingir até o final deste ano”, diz Paludo.

A programação para esta etapa será toda na sexta-feira, com a disputa de treino livre, classificação e corrida no mesmo dia. A largada será às 20h30 locais (21h30 horário de Brasília): serão 125 voltas, com grid composto apenas por 24 carros – quem está abaixo deste corte no campeonato não participa da prova, que tem regulamento especial por ser um traçado bastante curto.

“É uma corrida bem diferente, mesmo para o padrão da Nascar. Os caminhões, por exemplo, não estacionam dentro da pista, e não vamos trocar pneus durante a prova, o que deve acentuar o desgaste no final”, explica Paludo, que estreará neste final de semana um novo layout de seu carro, agora com a equipe Stemco-Duroline. “Fiquei muito feliz com o grande apoio que estou recebendo e espero retribuir com um ótimo resultado nestas quatro provas finais do ano”, afirma o gaúcho.

A prova da Nascar East de Lime Rock Park será exibida neste final de semana no Brasil, pelo Speed Channel, no sábado (às 16h30) e no domingo (12h, 16h30 e 23h). Já as informações da etapa desta sexta-feira podem ser acompanhadas no site oficial do piloto (www.miguelpaludo.com.br), que também tem promoção especial para os internautas que acertaram a colocação do gaúcho nas corridas da Nascar K&N Pro Series East.