Jarbas Castro e Walace Von Schmidt enfrentam o Rally dos Sertões

6 de agosto de 2010

Dupla da Equipe Opto Rally Team está nos ajustes finais do novo carro e se prepara para a largada da 18ª edição que cruzará seis estados e percorrerá 4.486 quilômetros entre Goiânia e Fortaleza, entre 11 e 20/8

A cinco dias do início da 18ª edição do Rally Internacional dos Sertões, a Equipe Opto Rally Team está a todo o vapor e em contagem regressiva para a largada da próxima quarta-feira, em Goiânia (GO). A dupla Jarbas Castro e Walace Von Schmidt não vê a hora de poder acelerar o novo Sherpa, que foi especialmente preparado para esta prova.

A equipe de São Carlos (SP) disputa a prova pela Protótipos T1, uma das mais competitivas e está mais do nunca preparada e com boas expectativas para superar o resultado do ano passado, quando conquistaram o quinto lugar da categoria e o nono lugar na Geral dos Carros. E para este Rally dos Sertões terão nas mãos uma máquina pronta para desbravar os 4.486 quilômetros em meio ao sertão e interior de quatro regiões do país.

“Fizemos um bom investimento no carro e colocamos muita coisa boa nele, peças e equipamentos que dariam para encarar até um Dakar. Motor eletrônico, embreagem, suspensão, um câmbio sequencial tudo foi cuidadosamente montado para tornar o carro mais competitivo e, agora, o grande teste será durante a prova”, explica o piloto que parte para a sua quinta participação consecutiva.

Castro e Schmidt são amigos de longa data, dentro e fora dos grids. Com trajetórias diferentes no off-road, mas com a mesma paixão por velocidade e aventura, há quatro anos resolveram se unir para disputar a prova mais cobiçada do Cross Country nacional. Neste ano promete superar as edições anteriores diante do nível técnico e de dificuldade que será apresentado, com 95% do roteiro com trechos inéditos.

Para o navegador, além de um bom equipamento a sintonia da dupla é fundamental. “Nosso entrosamento é fantástico 100%, pois o Jarbas é um piloto muito focado e escuta o navegador. Formamos uma dupla que corre e se diverte ao mesmo tempo, pois somos amigos dentro e fora dos ralis. Estamos na categoria top e temos carro para brigar por bons resultados”, diz Schmidt.

O roteiro foi aprovado pela dupla que seguirá a estratégia de serem competitivos, mas fazer rali para chegar todos os dias. “Nossa intenção é no Prólogo ficar entre os 20 primeiros, fazer as primeiras etapas com cautela para poder sentir o carro melhor, mas depois começar com força total. A etapa do Jalapão será muito boa, pois gosto muito de pilotar na areia. Mas chegar todos os dias é o que importa”, ressalta Castro.

Com largada em Goiânia (11) e chegada em Fortaleza (20), o Rally dos Sertões cruzará seis estados (Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará). Antes no dia 10, acontece o Prólogo/Super Prime em Goiânia, que definirá o grid de largada para a primeira etapa. São 155 veículos inscritos, entre as categorias Motos, Quadriciclos, Carros e Caminhões.

Fotos:Sanderson Pereira/Divulgação.