Rally dos Sertões: Largada será com prova já nesta terça-feira

9 de agosto de 2010

A abertura da 18ª edição do Rally Internacional dos Sertões, a segunda maior prova de rali do mundo, acontece a partir das 19h30 desta terça-feira (10/8) com a realização do Super Prime, prova em circuito fechado que será realizada em frente ao Shopping Flamboyant, em Goiânia (GO). Essa é a oportunidade para os amantes do esporte de conferir uma prévia da performance dos pilotos e ver as máquinas bem de perto, enquanto ainda estão limpas e intactas antes de enfrentarem o desafio de 10 dias e cerca de 4.500 km de desafios.

Um dos mais experientes pilotos de rali e off-road do Brasil e que soma quatro vitórias em sua categoria e uma na Geral em 12 participações, Reinaldo Varela (Mitsubishi/Pirelli/Blindarte) está animado para o começo da prova. “Essa é uma das melhores partes do rali. É uma festa enorme, com público muito grande, e é muito bom ter essa aproximação com o povo e os patrocinadores. A gente fica ansioso mesmo”, diz Varela, que irá competir com um Mitsubishi Pajero Full na categoria de carros Super Production.

Companheiro de Varela, o navegador Eduardo Bampi também ressalta a importância do evento pré-corrida. “O prólogo em Goiânia é um show espetacular, é à noite, com festa, casa cheia, muito bacana”, destaca o paranaense. “Estamos ansiosos para entrar no carro logo. O prólogo define o início do rali e só então a ansiedade ameniza. É legal fazer uma disputa com outro carro, mas não podemos fazer uma loucura de dar saltos espetaculares com o carro e ter o risco de quebrar antes da etapa inicial só para sair bem na foto”, completa o ponderado navegador, que está em sua quarta participação na prova.

A estratégia será fazer um bom Super Prime para tentar largar entre os dez primeiros dentre os 60 carros inscritos. “Vamos tentar fazer uma prova boa no sentido de não largar muito atrás. Na nossa categoria é difícil largar na frente por causa dos outros carros que são mais leves, como os protótipos. Se estivermos entre os dez primeiros será ótimo”, revelou Reinaldo.

O Super Prime (ou Prólogo) é organizado sob a forma de uma Prova Especial, com um mínimo de 1,5 km e um máximo de 5 km de extensão. O Super Prime O Super Prime equivale à tomada de tempos das corridas em autódromos, estabelecendo a ordem de largada para a 1ª etapa do Rally Internacional dos Sertões, que acontece na manhã seguinte (11/8). Devido ao grande número de competidores, as largadas do prólogo poderão ser feitas em duplas, mas o tempo máximo para conclusão do percurso é de cinco minutos.

“A estratégia do prólogo não define muita coisa. Ali se pode até perder o rali, mas nunca ganhar. É motivador participar dessa abertura, mas é difícil sair na frente. Se ficarmos mesmo entre os dez, será perfeito, pois isso mostra que estamos no grupo dos mais rápidos no geral. Mas numa prova dessas, a velocidade não é o mais importante, e sim, a confiabilidade do carro. E estamos confiantes com nosso Mitsubishi Pajero Full”, salientou Edu Bampi.