Tudo pronto para o Rally dos Sertões

10 de agosto de 2010

A cidade de Goiânia, que recebe a largada do Rally Internacional dos Sertões há nove anos, está com tudo pronto para mais uma edição do Super Prime, corrida em circuito fechado que definirá a ordem de largada para a primeira especial da 18ª edição da prova. Ao todo 235 competidores e 155 veículos – 70 motos, 60 carros, 15 quadriciclos e 10 caminhões – disputarão a competição, que terá 4.486 quilômetros e ligará Goiânia (GO) a Fortaleza (CE), passando por Minas Gerais, Tocantins, Maranhão e Piauí. A enorme caravana que acompanha os 10 dias de disputa será composta por mais de 1.700 pessoas.

O circuito do Super Prime está montado em frente ao estacionamento do Flamboyant Shopping Center e os ingressos podem ser adquiridos no quiosque do Rally dos Sertões, localizado no primeiro piso do shopping – Av. Jamel Cecílio, 3.300. Os fãs levam o seu ingresso em troca de dois quilos de alimentos não perecíveis e o montante arrecadado será encaminhado para a Organização de Voluntários de Goiás (OVG). O quiosque fica aberto até o início da disputa.

Representantes de 12 países estarão presentes na disputa: Argentina, Bélgica, Chile, Espanha, França, Holanda, Estados Unidos, Portugal, África do Sul, Venezuela e Uruguai, além do Brasil, que terá 19 Estados representados na prova: Goiás, Rio Grande do Norte, São Paulo, Ceará, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraíba, Santa Catarina, Rondônia, Tocantins, Pernambuco, Goiás, Rio De Janeiro, Piauí, Pará, Maranhão, Alagoas, mais o Distrito Federal. Em 2010, o Rally dos Sertões também superou outras duas marcas importantes em sua história e terá 95% de trajeto inédito e 52,7% do roteiro (cerca de 2.366 quilômetros) marcado por trechos cronometrados.

Em 18 anos, a prova já se firmou como uma das mais importantes do calendário esportivo brasileiro, atraindo atenção da grande imprensa, além dos veículos especializados do Brasil e do exterior. Mais de 200 profissionais já se credenciaram para fazer a cobertura jornalística in loco.

Para comemorar a “maioridade”, importantes nomes do off road do Brasil e do mundo marcam presença, como o espanhol Marc Coma – tricampeão mundial de Rally Cross Country e bicampeão do Rally Dakar nas motos. Nos carros os destaques ficam para as voltas dos bicampeões Guilherme Spinelli (2003 e 2004) e Klever Kolberg (1997 e 1998). Além deles, Paulo Nobre, o Palmeirinha, também retorna ao cenário nacional. Representante brasileiro no WRC (o campeonato mundial de rally de velocidade), Palmeirinha correrá o Sertões a bordo do BMW X3 que venceu quatro etapas do Dakar 2010, comandado pelo francês Stephane Peterhansell.

Foto:Ricardo Leizer/ Webventure