Roberval reconhece ter pouca chance de vitória em Londrina

19 de agosto de 2010

Roberval Andrade saiu vencedor das duas corridas mais importantes do ano no Campeonato Sul-Americano e Brasileiro de Fórmula Truck. A prova inédita Rio de Janeiro, segunda do calendário, e a de Interlagos, quinta, tiveram o paulista da Scania Corinthiams Motorsport no degrau mais alto do pódio. Nas outras três, o piloto enfrentou problemas e abandonou – em duas delas, em Guaporé e Campo Grande, depois de liderar a primeira metade da corrida.

Os problemas na fase inicial do campeonato deixaram Andrade em uma situação difícil na luta pelo título. A vitória de julho na etapa paulista devolveu-lhe a boa condição e abriu novas perspectivas para a segunda metade do campeonato, que será aberta na tarde deste domingo (22), com a sexta etapa no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina. Uma disputa de que, excepcionalmente, o campeão de 2002 da Truck não espera grandes saldos.

“Londrina tem uma pista reconhecidamente desfavorável aos caminhões maiores, como o meu. A dificuldade aumenta muito”, aponta Andrade. “É diferente de São Paulo, onde a gente sempre trabalha com a perspectiva de uma vitória. Na pista de Londrina o plano é buscar uma boa colocação para continuar vivo no campeonato. Claro que sempre quero vencer, chegar o mais à frente possível. Um lugar entre os três primeiros, nessa etapa, já estará ótimo”, estipula.

Andrade lembra que a meta de um bom resultado passa obrigatoriamente pelo bom desempenho na tomada de tempos classificatória. “Nós não podemos esquecer que nessa pista é muito difícil ultrapassar”, cita o paulista.

Segundo colocado na etapa londrinense do ano passado, que teve vitória de Felipe Giaffone com um Volkswagen, Roberval Andrade aparece em quarto na classificação do campeonato, com 72 pontos. Giaffone lidera com 98, apenas um à frente de Valmir Benavides, seu companheiro de equipe. Wellington Cirino, piloto do Paraná que compete com um Mercedes-Benz, é o terceiro, com 91. Um piloto pode conquistar até 31 pontos a cada etapa da Fórmula Truck.

Os treinos para a etapa de Londrina terão início na tarde de sexta-feira (20). A corrida de domingo terá largada às 14h, com transmissão ao vivo da Rede Bandeirantes.

Texto: Luciano Monteiro

Foto: Orlei Slva/Divulgação.