Empolgado com Eau Rouge, Lucas se diz satisfeito com resultado do treino

27 de agosto de 2010

A sexta-feira cheia de variáveis no circuito belga de Spa-Francorchamps trouxe várias alternativas a pilotos e equipes que participaram dos dois treinos livres visando o GP da Bélgica. A 13ª etapa do Mundial de Fórmula 1 terá transmissão ao vivo do treino classificatório deste sábado (28) e da corrida no domingo (29), sempre a partir das 9 horas (horário de Brasília).

A primeira sessão ocorreu com pista molhada por causa da pesada chuva que atingiu a região das Ardenas, e ambos os carros da Virgin Racing, com o alemão Timo Glock e o brasileiro Lucas Di Grassi (Clear, Sorocred, Locaweb, Eurobike, Schioppa), terminaram à frente dos carros da Lotus, principais concorrentes na disputa para ser a melhor equipe estreante da temporada.

O segundo treino foi iniciado com asfalto molhado, mas o sol apareceu e gradativamente a pista foi secando. Em ambas as sessões, o piloto mais rápido foi o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari.

Lucas afirmou estar satisfeito com o progresso e a confiabilidade do carro. “A sexta-feira foi muito boa. Por causa do clima instável, pudemos andar com os quatro tipos de pneus disponíveis (para chuva pesada e chuva leve, e para pista seca com os compostos duros e os moles) e sentir o carro sob todas as condições”, apontou o brasileiro, que fechou as sessões de hoje com o 20º e 21º melhor tempo, respectivamente.

“O dia foi muito produtivo justamente por causa desta instabilidade do tempo. Agora as condições do clima são a maior dúvida para o final de semana, mas estou feliz com o progresso que fizemos. Acho que hoje conseguimos cobrir todas as situações possíveis, já que a sexta-feira foi bem completa em termos de condições de asfalto. Não tivemos nenhum problema de confiabilidade e acho que estamos em uma boa condição para brigar com a Lotus”, disse o brasileiro, que nesta semana foi classificado como o melhor estreante em ranking criado pela revista inglesa Autosport, a mais respeitada do mundo no meio do automobilismo de competição.

A sexta-feira também marcou a primeira experiência de Lucas com um carro de Fórmula 1 no mítico traçado belga, o preferido de praticamente todos os pilotos do atual grid. A Eau Rouge (Água Vermelha, em francês) é um dos grandes desafios do circuito, um ‘S’ iniciado em descida a mais de 300 km/h com a segunda perna iniciando uma subida que leva a outra reta.

“É uma curva muito especial, de se fazer a mais de 300 km/h, de pé embaixo. Demorei uma ou duas voltas para fazê-la flat (acelerando ao máximo) por questão de prudência, mas depois que você faz uma vez, faz sempre”, afirmou. “Não é a curva mais técnica, mas toda vez que um piloto chega para contorná-la ele sabe que a Eau Rouge é uma das curvas que mais requer coragem em toda a temporada. Então, para mim, foi muito especial fazê-la de pé cravado com um carro de Fórmula 1 pela primeira vez”.

A programação deste sábado (28) prevê a realização do terceiro treino livre, a partir das 6 horas, e o classificatório às 9h.

Confira os horários*:

SÁBADO (28/08):
06h00 – 3º Treino Livre
09h00 – Treino Classificatório

DOMINGO (29/08):
09h00 – Largada
*Horário de Brasília