Indy Lights: Rodrigo Barbosa vai correr em circuito trioval

27 de agosto de 2010

Depois de vencer cinco provas em circuito misto, metade das corridas realizadas até agora pela Indy Lights, o francês J. K. Vernay, líder do certame da categoria de acesso para a Fórmula Indy, parece que não se sente à vontade nos traçados ovais, tipo de pista típica dos Estados Unidos. No treino livre desta sexta-feira (27/8) no Chicagoland Speedyway, em Illinois (EUA), ele conseguiu apenas o nono tempo, enquanto o norte-americano Charlie Kimball foi o mais rápido (28s6008) com a incrível média horária de 307,89 km. Único brasileiro na 11ª etapa, Rodrigo Barbosa estabeleceu a 14ª marca.

“Eu estou rápido andando sozinho, só perco de reta porque não peguei nenhuma carona boa de vácuo”, comentou Rodrigo, que acredita que o mesmo aconteceu com o líder do campeonato. “Aqui você anda de pé embaixo o tempo todo, a mais de 300 km por hora. Se você não pega uma fila compacta com uns cinco carros, não vira rápido. Deve ter acontecido com ele o mesmo comigo, trabalhamos no acerto do carro”, completou o brasileiro.

A prova acontece nesse sábado (28/08) para 40 voltas no circuito trioval de 2,4 km de extensão, a partir das 14h15 (horário de Brasília), com previsão de uma hora de duração. Exatamente três horas antes tem início o treino de classificação que definirá o grid de largada. “Eu me readaptei rápido ao oval e estou melhorando bastante neste tipo de circuito. Só preciso ganhar mais experiência no vácuo e isto vai acontecer na hora da corrida”, prevê o piloto da região de Sorocaba (SP).

Após Chicagoland, a Indy Lights continua em terras americanas para encerrar a temporada 2010 em mais dois circuitos ovais, Kentuck Speedway, no estado de Kentuck e Homestead Miami Speedway, no estado da Florida.

O site oficial da categoria (www.indycar.com/indylights) faz a cobertura dos treinos e corrida em tempo real além de mostrar as imagens ao vivo.