GP2: Razia é uma das vítimas da chuva em Spa

28 de agosto de 2010

Único brasileiro no grid da GP2 neste fim de semana, Luiz Razia não teve sorte na caótica tomada de tempos desta sexta-feira em Spa-Francorchamps, válida para a corrida de abertura da oitava e antepenúltima rodada dupla de 2010. O piloto baiano foi uma das vítimas da forte chuva que caiu no circuito belga na classificação.

O asfalto de Spa estava seco quando os carros da F-1 encerraram o segundo treino livre, poucos minutos antes de a GP2 entrar na pista, quando o céu desabou, provocando até uma bandeira vermelha no início da classificação. Em sua primeira volta lançada, Razia passou com o carro em cima da zebra na curva 11, feita em alta velocidade para a esquerda, perdendo o controle e batendo na proteção de pneus.

“Dei duas voltas somente”, lamenta o piloto de testes da equipe Virgin na F-1. “Na segunda volta, peguei a zebra na curva 11, que é bem rápida, e o carro escapou de vez. Eles [os organizadores] tinham falado que ela [a zebra] seria pintada com uma tinta antiderrapante, mas eu derrapei bastante”, comenta. No acidente, a suspensão do lado direito e a asa dianteira do carro da Rapax ficaram danificados.

“Naquele momento era o sexto colocado e ficar entre os dez era algo realista, como foi de manhã. Só que, na chuva, não dá para cometer nenhum erro e só nessa zebra três pilotos escaparam hoje, pois estava muito escorregadio. Foi meio que na sorte; teve gente que pegou a zebra e não rodou. Tive a má sorte”, afirma Razia, que acredita em uma loteria na corrida de amanhã, se o tempo ruim persistir.

“É muito imprevisível o que vai acontecer amanhã. A gente tentou sair de slicks, mas começou a chover muito e rapidamente. Se continuar assim, amanhã pode acontecer de tudo. É uma incógnita. É bom sair na frente, mas do jeito que está, com esse instabilidade toda, todos terão oportunidades e dá para almejar os pontos. Agora é torcer”, completa.

A pole position ficou com Michael Herck, que sai pela primeira vez da posição de honra com o carro da DPR. A 15ª etapa da temporada tem largada marcada para as 10h40 (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal por assinatura SporTV.

Foto: Alastair Staley/GP2