GP2: Razia completa corrida agitada em Spa no "top 10"

29 de agosto de 2010

A movimentada corrida complementar da GP2 em Spa-Francorchamps rendeu uma décima posição a Luiz Razia, único piloto brasileiro no grid da antepenúltima rodada dupla de 2010. Nas 18 voltas programadas, o brasileiro evoluiu somente seis posições com um carro que pecava em velocidade final e impedia o piloto de se distanciar ou aproximar dos concorrentes.

“A gente fez uma opção de largar com um pouco mais de asa para caso chovesse, pois a pista estava meio molhada e muita gente bateu”, comentou o piloto da Rapax, que passou quatro carros na largada, herdou outra posição e cruzou a primeira volta em 11°. Só que, nas longas retas de Spa, o baiano se tornava uma presa fácil para os outros pilotos, não conseguindo evoluir mais durante a prova.

“Isso se mostrou a decisão errada, pois o carro estava lento na reta e eu perdia para os outros pilotos. Devido aos três safety car, três pilotos atrás de mim me passaram na Eau Rouge após as relargadas, e não conseguia pegar o vácuo deles. Mesmo assim, chegamos em décimo e foi um bom resultado completar a corrida”, resumiu o piloto de testes da equipe Virgin na F-1.

A vitória na corrida deste domingo ficou com o mexicano Sergio Perez, que liderou a dobradinha da equipe Addax, com o holandês Giedo van der Garde em segundo. O português Alvaro Parente, da Coloni, completou o pódio. No campeonato, Pastor Maldonado, que abandonou neste domingo, segue líder com 87 pontos, 27 a mais que Perez. Razia segue em décimo, com 20.

A próxima rodada dupla, penúltima da temporada, será realizada nos dias 11 e 12 de setembro, em Monza, pista na qual Razia somou sua primeira vitória na GP2, no ano passado. “É uma pista que conheço bem, como conhecia Spa. Espero que as condições sejam mais normais, sem chuva”, completou o baiano.

Foto:Alastair Staley/GP2