Gabriel Dias é o terceiro maior vencedor da temporada da F3 Britânica

30 de agosto de 2010

Gabriel Dias conquistou sua terceira vitória na temporada 2010 do Campeonato Britânico de Fórmula 3, na rodada tripla disputada neste domingo (29) e segunda-feira (30), no circuito de Snetterton. Depois de largar da pole position na segunda corrida, o curitibano da equipe Hitech não deixou a primeira posição e venceu com margem de 0s3 para seu compatriota Adriano Buzaid, da Carlin.

O piloto brasileiro, em sua primeira temporada na International Class do mais prestigiado campeonato de Fórmula 3 do planeta, é o terceiro maior vencedor do ano, com três triunfos. Até agora, o francês e campeão antecipado Jean-Eric Vergne, da Carlin, soma 13 vitórias, com James Calado em segundo com quatro conquistas.

“É um número significante, e esta vitória foi muito importante para mim e para o moral da equipe no campeonato, principalmente depois das últimas duas rodadas triplas, que foram muito difíceis para a gente por causa dos problemas que enfrentamos. Agora consegui somar mais um bom número de pontos e vamos continuar trabalhando forte até o fim”, afirmou o paranaense de 20 anos.

A 26ª etapa da temporada aconteceu com pista molhada e Gabriel, largando a pole position, sabia que não poderia dar chance aos adversários. “Eu me concentrei em fazer uma boa largada e completar a primeira curva na frente de todo mundo. Corridas com pista molhada são sempre uma caixa de surpresas. Abri uma vantagem importante, consegui me adaptar bem às condições do asfalto e o carro estava muito bom”, contou.

A preocupação de Dias era segurar o carro da Carlin guiado pelo compatriota Adriano Buzaid. “A pista foi secando e eu estava com pneus de chuva. Então a equipe pediu no final para que eu administrasse o ritmo para que eu não perdesse a corrida na última curva por culpa de um pneu estourado. Mas deu tudo certo, porque a diferença era o suficiente para que eu não corresse tantos riscos no final”, comentou.

“Uma dobradinha brasileira é muito legal, especialmente porque ao meu lado no pódio estava um grande amigo meu, e do outro o meu companheiro de equipe”, disse Gabriel, referindo-se a Buzaid e ao inglês William Buller.

Confira os dez primeiros da segunda corrida:

1 Gabriel DIAS / BRA, Hitech Dallara-Volkswagen, 18 voltas em 20m 40.081s
2 Adriano BUZAID / BRA, Carlin Dallara-Volkswagen +0.393s
3 William BULLER / GBR, Hitech Dallara-Volkswagen +2.795s
4 Daisuke NAKAJIMA / JPN, RR Dallara-Mercedes +4.914s
5 Felipe NASR / BRA, RR Dallara-Mercedes +7.303s
6 Daniel McKENZIE / GBR, Fortec Dallara-Mercedes +7.887s
7 James CALADO / GBR, Carlin Dallara-Volkswagen +8.957s
8 Jean-Eric VERGNE / FRA, Carlin Dallara-Volkswagen +12.305s
9 Jazeman JAAFAR / MAS, Carlin Dallara-Volkswagen +20.769s
10 Max SNEGIREV / RUS, Fortec Dallara-Mercedes +28.289s etc

Fotos:Jakob Ebrey