Corinthians, 100 anos: na Stock Car, "Corrida do Milhão" completa semana festiva de time

2 de setembro de 2010

Há 100 anos, nascia um dos clubes mais importantes da história do futebol brasileiro e mundial. Nesse período, coroado por quatro títulos brasileiros, três Copas do Brasil, 26 campeonatos regionais, além do tão sonhado campeonato mundial, entre outros. Tudo, como sempre, na base da garra e do sofrimento, que incluiu, inclusive, a disputa da Série B do torneio nacional.

O prestigio do “Timão”, também conhecido como “Coringão”, “Time do Povo”, “Todo Poderoso”, “Clube dos Operários” e “Alvinegro do Parque São Jorge”, que possui como padroeiro o santo guerreiro, já ultrapassou os limites do gramado. A marca Corinthians, uma das mais valiosas do esporte brasileiro, também apóia times do esporte olímpico e, recentemente, o automobilismo, sendo representado pelo RZ Corinthians na Stock Car, com os prestigiados pilotos Ricardo Zonta e Antonio Jorge Neto.

E coincidência de datas para comemorar o marco não podia acontecer: na mesma semana do centenário, o alvinegro da Stock Car disputa a “Corrida do Milhão”, um dos maiores eventos do automobilismo sul-americano, marcada para o dia 5 de setembro. E a expectativa não podia ser melhor: em uma das corridas do ano passado em solo paulista, Zonta, ex-piloto das equipes McLaren, BAR, Jordan, Toyota e Renault na F-1, brigou pela liderança e só não venceu por causa de uma punição.

“Esta tem sido uma semana bastante especial para nós”, comenta Zonta. “Queremos parabenizar a todos os seguidores desta religião que é o Corinthians, e pretendemos fazer uma festa digna neste fim de semana para este que é um dos clubes mais importantes do mundo. Vamos lutar com muita garra para recompensar todos os torcedores do Timão com um bom resultado em Interlagos”, afirma o paranaense, que também corre de preto e branco no Mundial de FIA GT, com um Lamborghini.

Corintiano de corpo e alma, o campineiro Jorge Neto é só alegria: de torcedor fervoroso, passou a vestir a camisa, literalmente, da equipe do coração neste ano. “Gostaria de parabenizar o Corinthians pelo seus cem anos de vitorias, superação, suor e lágrimas. Já chorei muito por esse time, tanto de alegria quanto de tristeza. E, como bom torcedor, estou do lado, apoiando, em qualquer situação”, conta.

“Para mim, como corintiano e piloto,fazer parte deste momento é motivo de muita felicidade e orgulho. Parabéns para a Nação Corintiana! Claro, como não podia deixar de ser, a meta para esse final de semana é trazer para a nossa equipe a primeira vitória do ano e faturar o tão sonhado milhão”, completa o vice-campeão de 2006. A tão esperada “Corrida do Milhão” está marcada para as 11 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo da Rede Globo.

Fotos: Vanderley Soares/MS2