Stock Car: Pizzonia e Sperafico pensam na estratégia para a Corrida do Milhão

4 de setembro de 2010

Definida as posições de largada, pilotos e equipes passaram a fazer cálculos e pensar nas possibilidades para a Corrida do Milhão: um ou dois reabastecimentos, troca de pneus, etc. Na equipe Hot Car Competições (Agecom / Bardahl), Antonio Pizzonia larga em 11º lugar e Ricardo Sperafico será o 18º no grid. “Sem dúvida, o que vai definir a corrida é a estratégia”, frisou Pizzonia. Sobre o 11º lugar no grid, o piloto explicou: “Não era o que eu esperava. Tivemos um começo difícil, alguns problemas no carro e trabalhamos bastante para evoluir o acerto. No segundo classificatório, não tivemos a chance de melhorar, porque cometemos um erro na calibragem. A temperatura subiu muito, o que não foi bem calculado. 11º não é o ideal, mas em uma corrida longa, tudo pode acontecer. Agora temos de nos concentrar na estratégia e no acerto do carro. Temos de ter um carro mais conservador com os pneus durante a corrida e pensar em toda a estratégia com relação ao consumo de combustível”.

Sperafico, que chegou a andar mais à frente nos treinos livres, acabou atrapalhado por algumas mudanças no carro, que não surtiram o efeito esperado. “O calor, a temperatura da pista e algumas mudanças que fizemos acabaram prejudicando, porque tirou um pouco a aderência do carro”, comentou. “Para amanhã, vamos mexer em algumas coisas para conservar mais os pneus. Temos de pensar bem no que vamos fazer. Não vamos ter as voltas de aquecimento antes da largada, então vai ser um pouco no escuro, não vai dar para sentir o carro antes”, lembrou.

O chefe da equipe, Amadeu Rodrigues, também destacou a importância maior do trabalho fora das pistas nesta prova. “Conseguimos melhorar o carro para a classificação e agora temos de pensar em um carro para andar 1h05. Tudo tem de ser bem estudado para ter um ritmo bom na primeira parte da prova e, na segunda parte, a estratégia será decisiva: a relação do consumo de combustível com o desgaste dos pneus”, finalizou.

Foto: José Mário Dias/Cleocinei Zonta.