GT Brasil volta ao Rio Grande do Sul com etapa deste fim de semana no Velopark

9 de setembro de 2010

Está chegando ao fim o período de quase dois anos sem corridas do  GT Brasil no Rio Grande do Sul. Neste fim de semana, o campeonato dos carros dos sonhos disputa a sexta e antepenúltima etapa da temporada no novo autódromo Velopark, em Nova Santa Rita (RS). Foi um longo intervalo desde a última passagem da categoria pelo estado, mas não há momento mais apropriado para levar ao público gaúcho o grid de largada de quase trinta modelos, entre eles Ford GT, Lamborghini Gallardo LP560, Lamborghini Gallardo LP500, Ferrari F430, Dodge Viper Competition Coupe, Maserati Trofeo, Ferrari Challenge e Ginetta G50.

Na liderança do campeonato aparece um representante local, Matheus Stumpf (foto) – que divide a pilotagem de um Ford GT com o paraibano Valdeno Brito. “Correr aqui é sempre muito especial, ainda mais quando se trata de um campeonato deste porte. Os gaúchos são apaixonados por automobilismo e terei a oportunidade de correr próximo dos meus amigos e familiares. Será muito bom e espero ampliar nossa vantagem para o segundo colocado no campeonato”, afirma Matheus Stumpf. Atualmente, eles têm 143 pontos, contra 112 do vice-líder, Claudio Dahruj, parceiro de Ricardo Zonta na pilotagem de um Lamborghini Gallardo LP560.

A fase parece mesmo muito boa para os gaúchos: além do líder do campeonato, contam com o atual campeão do Itaipava GT Brasil e vencedor da corrida mais recente da temporada, Cláudio Ricci. “Esta prova para mim é uma das mais importantes, por ser disputada aqui no Rio Grande do Sul. É muito bom chegar com chances de disputar vitórias. Sabemos que não temos o melhor carro, mas conhecemos muito bem o nosso equipamento, temos a exata noção do que é possível tirar dele”, comenta Claudio Ricci, que nesta etapa terá Aluízio Coelho como parceiro na condução do modelo Ferrari F430, em função de compromissos pessoais do piloto titular, Rafael Derani.

O circuito, que receberá a primeira corrida do Itaipava GT Brasil no Rio Grande do Sul desde outubro de 2008, foi inaugurado neste ano e acaba de passar por mais uma obra de melhoria, que tornou mais seguro o final da reta dos boxes. Com as mudanças no trecho que formava a primeira curva, passou a ter 2.278 metros de extensão. É, portanto, razoavelmente diferente daquele que foi apresentado em abril para Ricardo Maurício, que foi o vencedor da primeira corrida da história do novo autódromo, válida pela Stock Car. Para a prova do Itaipava GT Brasil, as expectativas não são tão altas assim, tanto que ele e o parceiro Bruno Garfinkel optaram por mudar de carro no Velopark.

Estarão com o modelo mais antigo, o Lamborghini Gallardo LP500. “Vamos com o Lamborghini antigo, já que não temos total confiança no novo modelo, mesmo que o problema de câmbio que tivemos já tenha sido resolvido. Além disso, o Lambo antigo tem menos restrições, por isso esperamos ter um equipamento mais forte no geral e assim conquistar mais pontos pensando no campeonato”, explica o piloto, que no último domingo (5) venceu Corrida do Milhão pela Stock Car, em São Paulo (SP). Problemas com o novo e veloz Lamborghini Gallardo LP560 não foram raridade na primeira metade da temporada, tanto que também tiraram o sono do vice-líder, Claudio Dahruj (foto).

O piloto segue com o carro, mas espera ter deixado para trás os problemas que lhe tomaram o primeiro lugar na tabela de classificação e atrapalharam o desempenho nas corridas mais recentes de 2010. “Espero voltar a figurar entre os melhores. A categoria está muito equilibrada e não sei dizer exatamente qual carro terá vantagem no Velopark, mas espero que o nosso Lamborghini Gallardo LP560 esteja forte por lá. Precisamos voltar aos bons resultados, então vamos com tudo, mas não será nada fácil superar os nossos adversários”, opina Claudio Dahruj. Não mesmo, especialmente considerando o maior equilíbrio previsto para a etapa do Velopark.

Os treinos livres para a etapa do Velopark do Itaipava GT Brasil começam com três sessões nesta sexta-feira (10). No sábado (11), serão realizados mais um treino livre, as tomadas de tempo e a primeira das duas corridas do fim de semana, marcada para às 15h50. A segunda prova está marcada para domingo (12), às 13h00, com transmissão ao vivo e na íntegra da RedeTV! e do portal Terra.

Foto: Fernanda Freixosa.