Com 345 km/h no fim da reta, Di Grassi foi o que alcançou maior velocidade

10 de setembro de 2010

As características únicas dos 5.793 metros do circuito de Monza fizeram as equipes trabalharem um pouco mais que o normal nesta sexta-feira (10) durante os primeiros treinos livres para o Grande Prêmio da Itália, que será disputado neste domingo (12) às 9 horas de Brasília, com transmissão ao vivo pela Rede Globo. Todos na busca pelo melhor acerto dos carros visando aumentar a aderência nas curvas sem prejudicar a velocidade nas longas retas.

E o dia foi produtivo para Lucas Di Grassi (Clear, Sorocred, Locaweb, Eurobike, Schioppa) que, inclusive, recebeu elogios públicos da equipe Virgin via Twitter: “(Nós estamos) sempre impressionados pelo feedback de Lucas. Muito claro, conciso e lógico”, dizia o texto, citando o trabalho do piloto com diferentes tipos de ajuste de asa.

Di Grassi fechou a sexta-feira com 1min26s631 e foi mais rápido que seu companheiro de equipe na Virgin Racing, o alemão Timo Glock. “Testamos vários acertos e peças diferentes no carro. Estou bem feliz com o resultado que obtivemos e agora temos uma clara direção no que trabalhar para amanhã. Espero que o fim de semana corra tão bom como foi hoje”, disse Lucas, que, na primeira vez que andou com um carro de Fórmula 1 no mítico circuito do Parco di Monza, estabeleceu a maior velocidade do dia entre todos os pilotos.

“Conseguimos a velocidade máxima do dia, com 345 km/h no final da reta e sem vácuo. Encontramos um acerto bom para o carro, e vamos continuar o trabalho amanhã”, afirmou o brasileiro, que pela manhã no primeiro treino livre havia alcançado 342 km/h.

“Completamos um bom número de voltas e não tivemos qualquer tipo de problema relacionado à confiabilidade. Neste fim de semana estou com um chassi novo, um pouco mais leve que o anterior, então o dia foi bem positivo e promissor”, apontou Di Grassi, que completou 48 voltas nesta sexta.

Neste sábado acontecem o terceiro treino livre e a sessão classificatória, com transmissão pela Rede Globo a partir das 9 horas (de Brasília).

Programação*:

SÁBADO (11/09):

06h00 – 3º Treino Livre

09h00 – Treino Classificatório

DOMINGO (12/09):

09h00 – Largada (53 voltas)

*Horário de Brasília