GP2: Rodada impede Razia de compor "top 10" em Monza

10 de setembro de 2010

Um incidente na Variante Ascari atrapalhou os planos de Luiz Razia na classificação para a primeira corrida deste fim de semana da GP2, em Monza. O piloto da equipe Rapax perdeu o controle na curva que leva à reta oposta do mítico circuito italiano em sua segunda tentativa com pneus novos e não conseguiu passar da 15ª posição.

“No treino livre, vimos que o carro não estava acertado e mudamos o acerto para a classificação. Quando passamos o primeiro pneu, vimos que dava margem para mais mudanças; já no segundo treino, o pneu rendeu bem mais, mas acabei rodando”, afirma o baiano, que também ocupa o cargo de piloto reserva e de testes da Virgin na F-1.

“Neste segundo jogo, estava três décimos mais veloz e, se colocássemos todos os setores juntos, poderia largar em nono. Mas, infelizmente, não deu”, ressalta Razia, destacando o alto equilíbrio da sessão: nada menos que 14 pilotos ficaram no mesmo segundo do pole position, o francês Jules Bianchi.

Segundo o baiano, os pneus terão um papel decisivo nas corridas deste fim de semana, já que os pilotos disputarão as duas provas com os mesmos compostos: “Essa é a segunda vez que usamos este pneu; a primeira foi em Barcelona. Lá também aconteceu de não conseguirmos aproveitá-lo na classificação, que foi difícil e a gente não conseguia trabalhar. Ele gasta bastante e promete uma corrida complicada, pois usamos pouca asa.”

“Estou consciente de que a corrida aqui em Monza será longa e no seco. Acredito que, por causa do desgaste, teremos muitas movimentações nas últimas voltas, o que aponta para uma corrida interessante. Quem conseguir conservar os pneus se dará bem”, completa Razia. A primeira corrida do fim de semana está marcada para as 10h40 (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal pago SporTV.

Foto:Alastair Staley/GP2