Matheus Stumpf e Valdeno Brito vencem duas vezes no Velopark

12 de setembro de 2010

Na primeira prova, uma recuperação espetacular do nono para o primeiro lugar. Na segunda, uma conquista indiscutível partindo da pole position.

Quando encerraram o primeiro dia de atividades em oitavo lugar, distantes mais de um segundo dos mais rápidos, Valdeno Brito e Matheus Stumpf poderiam imaginar qualquer coisa, menos as duas vitórias conquistadas neste domingo (12) na sexta etapa da temporada do Itaipava GT Brasil, no Velopark, em Nova Santa Rita. “Depois de um início complicado, seria difícil imaginar terminar o fim de semana assim, mas a equipe fez um ótimo trabalho, está de parabéns e conseguimos superar todas as adversidades”, disse o paraibano Valdeno Brito.

Com os resultados, eles ampliaram a liderança na tabela de classificação da Itaipava GTBR3 e têm chances de confirmar a conquista do título por antecipação já na próxima etapa, em outubro, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR). Agora, estão com 183 pontos, contra os 138 de Daniel Serra e Chico Longo – que assumiram a vice-liderança do campeonato de 2010. Na primeira prova, o grupo dos três primeiros foi completado com o segundo lugar de Daniel Serra e Chico Longo e a terceira posição de Claudio Dahruj e Ricardo Zonta.

À tarde, os segundos colocados foram Allam Khodair e Marcelo Hahn, seguidos exatamente por Daniel Serra e Chico Longo. Foram duas corridas extremamente movimentadas em função da chuva, que parou apenas por alguns instantes ao longo do dia, forçando as duas largadas com Safety Car. A primeira prova ainda teve bons momentos de pista seca, mas na corrida final os pilotos enfrentaram grandes desafios especialmente em termos de visibilidade e condições do piso, que provocaram algumas escapadas, inclusive a de Cleber Faria.

O piloto chegou a andar em segundo lugar, mas perdeu o controle do carro na pista molhada, escapou e voltou para terminar em quarto no Velopark. Linneu Linardi e Marcos Gomes, com o modelo Ferrari F430 do Corinthians, ficaram com o último degrau do pódio, em quinto, seguidos por Pedro Queirolo com Dodge Viper Competition Coupe. Pedro Queirolo fez boa prova de recuperação depois de largar dos boxes – tinha a segunda posição no grid de largada, mas enfrentou problemas elétricos na volta de alinhamento no Rio Grande do Sul.

“Foram duas corridas muito complicadas em função da chuva, a pista tinha alguns pontos delicados, especialmente na reta oposta. Por isso, na segunda corrida controlei a distância para os rivais e a equipe foi me informando como eles estavam, para que o meu ritmo fosse sempre o mesmo deles”, destacou Valdeno Brito. A dupla venceu pela quarta vez em 2010. As duas conquistas foram especiais para Matheus Stumpf, que corria em casa neste fim de semana no Velopark. A próxima rodada dupla será disputada nos dias 30 e 31 de outubro, em Curitiba.

Fotos:Fernanda Freixosa/Divulgação.