Fórmula Truck: Na Argentina, caminhão pesado larga na primeira posição

19 de setembro de 2010

O paulista Roberval Andrade (Sacania) garantiu a pole-position para a sétima etapa dos Campeonatos Sul-americano e Brasileiro de Fórmula Truck, que será disputada neste domingo (19/09) no autódromo de Juan y Oscar Gálvez, em Buenos Aires, capital da Argentina. A prova com duração de 40 minutos será realizada a partir das 12h20 (horário de Brasília), com transmissão pela TV Bandeirantes.

Já o paulista Danilo Dirani, da Ford Racing Trucks (Ford/Consórcio Case/Automotiva Usiminas/ Cummins/Eaton/FrasLe/ BorgWarner/Mahle/Ferramentas Beta/Molas Feeder/Digipulse/Tecnodiesel/Stock AIG) larga da quarta fila, na sétima posição.

“Os caminhões Ford Cargo estão bem nesse final de semana, mas aqui é uma pista complicada para nós. O Danilo (Dirani) vinha bem na volta dele no Top Qualifying mas teve um probleminha e não conseguiu desenvolver tudo do caminhão. O Bruno [Junqueira] também sofreu um pouco nessa classificação, mas nada que nos assuste para a corrida. E o [Andersom] Toso ficou encarregado de testar um catalisador para diminuir a fumaça do caminhão e ainda não se adaptou totalmente, mas fez uma boa volta. Aqui as retas são longas e isso não nos favorece, só temos uma boa vantagem no miolo, nas curvas de baixa, mas é complicadíssimo de ultrapassar. Ainda assim acho que podemos surpreender. Nosso rendimento no geral é bem positivo e estamos andando sem muita fumaça”, analisou o chefe de equipe Djalma Fogaça, ex-piloto da categoria.
Mesmo com poucos pontos de ultrapassagem na pista portenha, a equipe Ford Racing Trucks está animada para fazer uma boa prova e pontuar com seus pilotos. Os caminhões Ford Cargo, com motores de 9 litros, apresentam um desgaste menor em relação aos caminhões mais pesados nas primeiras voltas, fator essencial para disputar as posições mais à frente na primeira metade da corrida.
“A classificação foi boa de qualquer forma, e corrida é corrida. Largando com o Danilo em sétimo ainda temos boas chances nas primeiras voltas pelo rendimento do caminhão, é uma boa posição de largada. Vamos trabalhar para acertar esses detalhes e pisar fundo amanhã (domingo). Não ficarei surpreso se sairmos daqui com mais um pódio. Estamos numa ascendente na evolução do equipamento e a ideia é incomodar os ponteiros para pontuar o máximo possível. É só manter a calma e focar na estratégia de corrida que poderemos ter um resultado bem positivo aqui em Buenos Aires”, salientou o chefe de equipe, conhecido nas pistas como o “caipira voador”, pelo fato de ser da cidade de Sorocaba (SP).
A largada para este domingo (19/09) está prevista para as 12h20, mas antes, às 8h30 acontece o warm up da categoria, fundamental para se fazer o ajuste fino visando a prova da sétima etapa. Os ‘brutamontes’ da Fórmula Truck irão participar do evento conjunto que marca a “Corrida do Ano” da Top Race, categoria argentina de turismo que teve uma de suas etapas disputadas no autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Confira a programação do domingo (19/09) da Fórmula Truck:

Domingo – 19 de setembro
08h30 às 09h00: Warm Up
12h20 às 13h10: Corrida (40 minutos).

Fotos:Orlei Silva.