F3 Italiana: Cesar Ramos é o 3º mais rápido no primeiro dia de treinos para a rodada em Vallelunga

24 de setembro de 2010

Dois treinos livres abriram nesta sexta-feira (dia 24) a programação para a 6ª etapa (rodada dupla) da Fórmula 3 Italiana, no circuito de Vallelunga. Líder do campeonato, o gaúcho Cesar Ramos – único brasileiro na categoria – ficou em terceiro lugar nas duas sessões.
O melhor tempo do dia (registrado no segundo treino) foi do italiano Daniel Mancinelli, com 1min30s644, mas a disputa foi bem acirrada com os três primeiros dentro do mesmo décimo de segundo. Em segundo lugar, o monegasco Stephane Richelmi virou em 1min30s690. Ramos, que corre pela equipe BVM Target Racing, completou sua volta mais rápida em 1min30s695 no traçado de 4,085 km.

Por isso, a briga deve ser boa neste sábado (25), quando será definido o grid de largada da 1ª corrida do final de semana, que também acontecerá neste sábado. A 2ª prova será realizada no domingo (26). Vale o mesmo grid, mas com os oito primeiros nas posições invertidas. Vinte e seis pilotos participam do campeonato.

“Foi um dia muito bom. Tudo o que testamos aqui nos treinos coletivos da semana passada funcionou muito bem. A disputa foi bem apertada, especialmente entre os que estão na briga pelo campeonato, então será muito importante conseguir uma volta boa amanhã no classificatório para tentar largar na frente”, destacou o brasileiro, que soma 103 pontos na tabela, contra 99 de Richelmi e 98 de Mancinelli.

Outro fator que pode tornar o classificatório ainda mais emocionante é a possibilidade de chuva para este sábado. Hoje, a chuva já caiu no autódromo entre um treino e outro, mas deu tempo para a pista secar antes da segunda sessão.

“Parece que vai mesmo chover e ai muda tudo. Nada do que testamos, vai valer. Não digo que vira uma loteria, porque precisamos estar prontos para a chuva também, mas com certeza muda tudo”, lembrou Ramos, que já conquistou uma vitória e seis pódios no total na temporada.

“Já tivemos dois classificatórios este ano na chuva e corremos no molhado na primeira prova em Misano e também em Hockenheim. Gosto muito de andar na chuva e não seria um problema”, completou o gaúcho de Novo Hamburgo.

As provas da F-3 Italiana têm a duração de 28 minutos + 1 volta. Os três primeiros colocados no campeonato receberão como prêmio um teste na equipe Ferrari de Fórmula 1. Restam seis corridas para o final da temporada.