F-Truck: Mercedes-Benz em busca da terceira vitória na temporada

5 de outubro de 2010

A 8ª etapa do Campeonato Sul-Americano de Fórmula Truck acontece no próximo fim de semana – 9 e 10 de outubro – no recém-inaugurado traçado do Velopark, Rio Grande do Sul. O complexo automobilístico foi aberto no início do ano e, depois de receber todas as grandes competições do automobilismo brasileiro, agora é a vez da Fórmula Truck fazer sua estreia na pista. Na equipe ABF Mercedes-Benz a expectativa é de uma etapa das mais equilibradas, já que, diferente da maioria dos circuitos do calendário, a pista do Velopark é desconhecida para praticamente todos os pilotos. “Temos poucos treinos para conhecer bem a pista. Temos que nos ‘achar’ no traçado para depois pensar em acerto. Acredito que depois da sexta-feira já vamos estar bem ambientados com o circuito”, comentou Geraldo Piquet, vencedor da última etapa disputada na categoria e quinto colocado no campeonato 2010.

Wellington Cirino, tetra-campeão da categoria, já foi até o autódromo na cidade de Nova Santa Rita – a cerca de 30 km de Porto Alegre – para conhecer o traçado. “Estive lá e gostei muito do que eu vi. A pista tem bastante segurança e o traçado é curto, mas veloz”, comentou. Sobre a potência de mais de 1000 cavalos dos caminhões em um traçado de apenas 2.262 metros, o paranaense explicou. “Podemos mexer com o diferencial do caminhão para ter o melhor aproveitamento dessa potência. Imagino que o acerto seja parecido com o de Campo Grande”, disse o piloto referindo-se ao componente que transmite a potência do motor para as rodas, e lembrando da pista onde venceu na temporada 2010.

A expectativa na ABF Mercedes-Benz é grande depois da evolução nas últimas corridas. Geraldo Piquet acredita que seu caminhão estará muito competitivo até o fim do ano. “Logo após Buenos Aires a equipe começou a mexer no meu caminhão para atualizarmos a suspensão. Achamos uma receita boa para o caminhão do Cirino e acredito que nesta corrida já vou utilizar a mesma configuração. Com certeza ficaremos mais competitivos”, finalizou o brasiliense.