Fórmula Truck corre pela primeira vez no Velopark

7 de outubro de 2010

Chegou a vez da Fórmula Truck fazer a sua festa no Velopark, o mais novo autódromo brasileiro, o quarto do Estado do Rio Grande do Sul, federação que traz como tradição o gosto pelo automobilismo. No próximo final de semana, 8, 9 e 10 de outubro, o maior parque de esporte a motor da América do Sul recebe a oitava etapa do Campeonato Sulamericano e Brasileiro de Fórmula Truck – GP Crystal. Depois de outras categorias experimentarem o novo circuito inaugurado no ano passado, a Fórmula Truck entra no complexo de esporte a motor já com a expectativa de levar um grande público ao espaçoso parque que recebe várias modalidades de esporte de velocidade.

O evento, antes marcado para Santa Cruz no dia 17, foi transferido para o Velopark uma semana antes, por coinscindir com feiras e outros eventos de porte na mesma época. Por esse motivo, o público de Santa Cruz do Sul recebeu um convite especial da promotora da Fórmula Truck, Neusa Navarro Félix e deve comparecer em peso, assim como os moradores das cidades vizinhas, incluindo a capital Porto Alegre, situada a 27 quilômetros.

E o Velopark pega um ótimo momento da Fórmula Truck, já com a briga direta pelo título faltando apenas três provas para o final. Os mais fortes concorrentes se prepararam para a prova no circuito que ninguém conhece. “É cedo para avaliar nossas chances, mas nosso equipamento tem uma adaptação boa em qualquer tipo de traçado”, lembra o vice-líder Valmir Benavides da RM Competições Volkswagen, complementando que nas estréias das pistas de Buenos Aires e Santa Cruz do Sul no ano passado, deu F-Truck Volkswagen.

A expectativa é grande para quem está brigando direto pela liderança do campeonato. Matematicamente são sete pilotos ainda na disputa pelo título, com 96 pontos em jogo nas três provas finais. Mas entre os mais próximos da taça de campeão de 2010 estão Felipe Giaffone (Volkswagen) que lidera com 137 pontos, seguido do seu companheiro de equipe Valmir Benavides com 117, Roberval Andrade do Scania Corinthians Motorsport que como os ponteiros também é paulista com 107, o paranaense Wellington Cirino em quarto com 91 e seu companheiro na ABF Mercedes-Benz, o piloto do Distrito Federal Geraldo Piquet com 83 pontos.

Entre os pilotos, apenas o paranaense Wellington Cirino conhece o circuito por ter sido o escolhido para a avaliação quando do acerto para a prova no Velopark. E sua opinião é que o circuito apesar de pequeno (2.278 metros) oferece condições para boas disputas e ultrapassagens. “Vai ser novo para todo mundo, mas acho que teremos uma corrida disputada e com várias ultrapassagens”, faz o prognóstico o piloto da ABF Mercedes-Benz, tetra campeão da Fórmula Truck.

Para o líder Felipe Giaffone o que importa é a disputa pelo titulo. O bicampeão (2007 e 2009) diz que é fundamental um bom resultado nessa altura do campeonato. “É uma etapa decisiva e a briga pelo título fica cada vez mais apertada”, diz Giaffone.

Fotos:Orlei Silva.