Volvo planeja dobrar as vendas no Brasil em 2011

7 de outubro de 2010

A Volvo Brasil espera atingir em 2011 um desempenho superior ao obtido no ano passado, quando registrou o expressivo crescimento de 96% e praticamente dobrou as vendas na comparação com 2008. Apoiada na combinação entre o lançamento de novos produtos – como o Novo S60, V60 e a linha R-Design para os modelos C30 e XC60 – e a ampliação da rede de distribuidores, a meta da empresa sueca é atingir a marca de 5 mil unidades vendidas no mercado brasileiro no próximo ano. “Nosso plano de crescer em 2011 em proporção semelhante ao resultado atingido no ano passado é bastante ousado. Além de termos duplicado as vendas e alcançado o recorde histórico no País, ganhamos ao final de 2009 um protagonismo maior na operação mundial da Volvo Cars”, explica Anders Norinder, Presidente da Volvo Cars América Latina e Caribe.

De fato, ao passar de 1.098 unidades em 2008 para 2.150 unidades em 2009, o Brasil ficou na primeira colocação do ranking dos mercados em que a marca apresentou maior evolução, seguido pela China (77,3%), Taiwan (23%) e Polônia (16,7%). No levantamento do crescimento por volume, o Brasil, com 1.042 unidades a mais em relação a 2008, ficou atrás apenas da China (9.765), mas à frente do Reino Unido (1.030).

O principal responsável pelo recorde absoluto da marca no Brasil no ano passado foi o crossover XC60, que liderou as vendas do segmento com 1.498 unidades vendidas, o que correponde a cerca de 80% do volume total da marca. A partir de outubro deste ano, o XC60 chega ao Brasil com um motor ainda mais potente. O propulsor de 285 cv ganha em potência e passa a oferecer 304 cv nas três versões disponíveis no País – Comfort, Dynamic e Top –, todas equipadas com tração integral e com o City Safety, dispositivo que aciona automaticamente os freios na iminência de colisão até 35 kmh. Outra novidade é que o XC60 passará a vir em 2011 também na versão esportiva R-Design, assim como o hatchback C30.

A principal aposta da Volvo no Brasil para o próximo ano fica por conta do Novo S60. Equipado com o mesmo motor T6 3.0 turbo de 304 cv do XC60, o novo sedã de luxo será a principal atração da Volvo Cars no Salão do Automóvel, que acontece entre os dias 27 de outubro e 7 de novembro, em São Paulo.