Histórico em corridas inéditas favorece Roberval na F-Truck

8 de outubro de 2010

O Campeonato Sul-Americano e Brasileiro de Fórmula Truck terá a oitava de suas 10 etapas neste domingo (10), na cidade gaúcha de Nova Santa Rita. A corrida será disputada no complexo Velopark, inaugurado em maio último. Será o 15º autódromo a receber uma corrida nos 15 anos de história da categoria, que já apresentou seus eventos em todos os outros 13 autódromos brasileiros e também no de Buenos Aires, na Argentina.

As corridas em pistas inéditas para a Fórmula Truck têm constituído uma certa rotina de um ano para cá. O campeonato de 2009 marcou a estreia de duas pistas, as de Buenos Aires e de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. A atual temporada incluiu mais dois autódromos nesse histórico – o do Rio de Janeiro e o Velopark, onde os pilotos terão nesta sexta-feira (8), nos treinos livres, o primeiro contato com o traçado de 2.278 metros.

O histórico das experiências recentes da Fórmula Truck em novas pistas tem se mostrado favorável a Roberval Andrade. Campeão da categoria em 2002 e terceiro na classificação atual, o piloto paulista da Scania Corinthians Motorsport, que ganhou corridas em 11 autódromos nacionais – só não tem vitórias nas pistas de Fortaleza e de Cascavel – espera levar à pista no Velopark o resultado de sua rápida adaptação aos circuitos novos.

A primeira corrida da Fórmula Truck em Buenos Aires aconteceu em 20 de setembro do ano passado. Andrade obteve a pole-position e liderou até que um problema mecânico o obrigou a abandonar, no exato momento da intervenção do Pace Truck a um terço de corrida. A etapa seguinte levou a categoria pela primeira vez a Santa Cruz do Sul, no dia 25 de outubro. Mais uma vez partindo da pole, o piloto da Scania venceu de ponta a ponta.

A estreia da Fórmula Truck no autódromo do Rio de Janeiro deu-se na segunda etapa do campeonato de 2010, no dia 18 de abril. Alinhando o caminhão número 100 da Scania Corinthians Motorsport em segundo lugar no grid, Andrade superou o pole Danilo Dirani logo após a largada e liderou todas as 29 voltas. Foi a primeira das três vitórias que conquistou nas sete provas já realizadas em 2010 – as outras aconteceram em São Paulo e Londrina.

A movimentação em pista no Velopark terá início nesta sexta, com duas sessões de treinos livres de 60 minutos, marcadas para 12h e 15h. No sábado (9) haverá mais duas sessões livres, às 9h e 11h. O treino classificatório definindo o grid será iniciado às 14h – mesmo horário da largada para a corrida de domingo, que terá transmissão ao vivo pela Rede Bandeirantes, com geração de imagens a cargo da paranaense Master TV.

Foto: Orlei Silva.