Felipe Giaffone é o mais rápido no Velopark

9 de outubro de 2010

O atual líder do Campeonato Sulamericano e Brasileiro de Fórmula Truck, o paulista Felipe Giaffone (Volkswagen) foi o piloto mais rápido hoje (sexta-feira), dia dos dois primeiros treinos livres para a oitava etapa da temporada de 2010. Giaffone fechou sua melhor volta com 1min09s146 com uma vantagem significativa de mais de 1 segundo do pernambucano Beto Monteiro (Iveco) com a marca de 1mim10s222. “Foi um bom começo. É animador ver que o caminhão teve uma adaptação perfeita na nova pista. Amanhã os concorrentes devem vir com mais força, mas sabemos que temos plenas condições de brigar pela pole position”, disse animado o bicampeão (2007 e 2009) e líder do campeonato com 137 pontos. O segundo colocado no campeonato é o seu companheiro de equipe Valmir Benavides com 117 pontos, nono colocado nos treinos desta sexta.

Apesar da extensão reduzida do novo circuito gaúcho (2.278 metros), os pilotos aprovaram a pista que foi recentemente construída no maior complexo de esporte a motor da América do Sul. “Exige uma tocada refinada nas curvas bem fechadas e nas saídas de curvas para a retomada de velocidade”, diz Débora Rodrigues, a única mulher a participar do grid da Fórmula Truck. A estrutura do Velopark ainda desconhecida pela maioria dos pilotos da Truck também foi alvo de grandes elogios. “Depois de totalmente pronto, deverá ser o autódromo preferido dos pilotos. Nosso plano é aumentar a pista mista e deixá-la mais atraente e técnica”, conta o diretor do Velopark Sérgio Lima.

Roberval Andrade (Scania), terceiro colocado nos treinos desta sexta também elogiou o circuito e vê o final de semana como uma competição acirrada até a bandeira final de domingo. “Já deu para sentir que a disputa está bem equilibrada e ninguém teve dificuldade nos ajustes dos equipamentos. Tantos os caminhões mais pesados como os mais leves estão andando bem. Vai ser uma boa corrida no domingo”, conta o piloto da Scania Corinthians Motorsport. Outros destaques do primeiro dia de treinos livres foram: o paranaense Leandro Totti (Mercedes-Benz) em quarto, o paulista Paulo Salustiano (Volvo) em quinto e o goiano Leandro Reis (Scania) em sexto.

A programação de sábado conta com mais dois treinos livres às 9h00 e 11h00. A tomada de tempo será às 14h00 com a super classificação marcada para às 15h45. No domingo o warm-up será às 9h45 com a duração de 45 minutos. Logo após, se iniciam as outras atrações da F-Truck com o Desfile de Pilotos, Truck teste e os shows de acrobacias com os Pace Truck e motos com horários previstos entre 11h00 e 13h30. A prova está marcada para as 14h00 com a duração de 1 hora.

Os ingressos para a prova continuam sendo vendidos nas Reformadoras Autorizadas Vipal e Postos Petrobras credenciados da região ao preço de R$ 25,00, com direito ao boné oficial da Fórmula Truck. Os endereços dos locais de vendas estão no site www.formulatruck.com.br. Os ingressos antecipados dão direito a um boné oficial da F-Truck. Estudante paga metade do preço no ingresso vendido somente nas bilheterias do autódromo. Crianças menores de oito anos acompanhados dos pais, deficientes físicos e pessoas com mais de 60 anos não pagam para entrar nas provas da F-Truck.

A prova terá transmissão direta pela Rede Band de TV, com narração de Téo José, comentários de Edu Homem de Mello e reportagens de Luiz Silvério com a largada marcada para as 14h00.