Pista mais longa do calendário desafia pilotos da F-Future

14 de outubro de 2010

A briga entre os pilotos da Fórmula Future Fiat pela cobiçada vaga na Academia de Pilotos da Ferrari em 2011 continuará no fim de semana no Autódromo Nelson Piquet, em Brasília. O sorocabano João Jardim lidera a classificação da categoria-escola com 89 pontos, à frente do gaúcho Francisco Alfaya (87), do carioca Nicolas Costa (82) e do potiguar Johilton Pavlak (73). “Vou correr com a mesma pegada de antes: andar para ganhar uma prova e ser regular na outra. Se der para vencer as duas, melhor ainda”, avisou Jardim, dono de dois triunfos na série apadrinhada pelo piloto Felipe Massa. A Fórmula Future Fiat realiza suas provas dentro do Racing Festival, evento que conta ainda com o Trofeo Linea (turismo) e com a 600 Hornet (moto).

A garotada da Fórmula Future Fiat pretendia treinar na semana passada com monopostos de outras séries, mas os trabalhos de melhoria no circuito do Distrito Federal não permitiram. Por isso, o desafio de competir na pista mais longa do calendário (5.475 metros) será ainda maior. “Faz uns dois meses que andei em Brasília e percebi que as diferenças de tempos entre os carros poderão aumentar”, disse João Jardim. “É um traçado bastante seletivo, com vários tipos de curva e retas longas. O número de voltas em cada bateria não deverá chegar a dez”, assinalou o piloto de Sorocaba sobre o tempo máximo de 25 minutos em cada uma das duas baterias de domingo.

O gaúcho Francisco Alfaya concorda com o líder da temporada. O piloto que mais pontuou na rodada de Curitiba, com dois segundos lugares, pretende conservar a postura agressiva. “Principalmente na segunda corrida, a ideia é ir para cima, ganhar as posições logo na largada e pontuar o máximo que der”, afirmou o “Menino Voador”, como é conhecido na pequena cidade gaúcha de Tapes, onde reside. “Nunca andei aqui em Brasília, só de bicicleta e a pé mesmo. Acho que será diferente daquilo que a gente enfrentou esse ano. A volta é realmente muito longa”, completou.

Desde o fim da quarta rodada, há duas semanas em Curitiba, Alfaya já está na capital do País aguardando pela quinta e penúltima rodada do ano. Mas, como João Jardim, também não conseguiu treinar. “Chegamos aqui e o autódromo estava em obras. Eles estão refazendo as zebras porque recapearam a reta oposta e o asfalto acabou cobrindo tudo. Aproveitei esses dias para descansar, dar uma volta na cidade, visitar alguns lugares legais e, claro, achei um kart indoor para não esquecer como funciona um carro de corrida”, brincou.

No primeiro dia de atividades no Autódromo Nelson Piquet, sexta-feira, os pilotos da Fórmula Future Fiat terão três treinos com 30 minutos de duração cada (10h30, 14h10 e 16h40). No sábado, serão mais duas sessões de meia hora (9h40 e 12h10) antes da tomada de tempos que vai definir o grid, entre 14h40 e 15h10. A 9ª etapa da Fórmula Future Fiat será no domingo, às 10h25, com transmissão ao vivo pelo SporTV e na Internet pela RaceTV – www.racetv.com.br. A segunda prova, válida pela 10ª etapa, terá largada às 14h20 e transmissão ao vivo pela RaceTV.