Traçado misto de Brasília volta à ativa com o Trofeo Linea

14 de outubro de 2010

Pela primeira vez em dois anos, o traçado misto do circuito de Brasília receberá um campeonato nacional de carros de turismo. Um dos circuitos mais longos e seletivos do automobilismo brasileiro recebe o Trofeo Línea, mais nova categoria do país, neste fim de semana, ao lado dos monopostos da F-Future e das motos da 600 Hornet.

Localizado na Asa Norte e inaugurado em 1974 para uma prova extra-campeonato da F-1, o Autódromo Internacional Nelson Piquet possui uma extensão de 5,475,5 quilômetros e uma das maiores retas do país, com 750 metros. Apesar de contar com um desenho dos mais exigentes, com curvas para todos os lados e gostos, a pista nunca recebeu uma reforma, o que a torna bastante perigosa.

“O asfalto é original, não há área de escape, mas nada tira o charme desta pista, que, junto de Interlagos, Jacarepaguá e Tarumã, formam a base da história do automobilismo nacional. É um traçado extremamente seletivo e existem curvas míticas, como a do Placar, por exemplo. Será muito bom voltar a correr neste traçado misto, já que a Stock Car só corre no anel externo”, comenta Rodrigo Navarro, da Qualicorp Racing.

O fato de os pilotos praticamente não terem contato com o traçado misto deve proporcionar um grande equilíbrio e a manutenção do ineditismo entre os vencedores: até agora, ninguém subiu mais de uma vez no degrau mais alto do pódio. “Queremos ser os próximos da lista”, diz Navarro, que corre ao lado de Christian Fittipaldi na equipe chefiada por Wilson Fittipaldi. “Nosso diferencial é contar justamente com o Wilson, que além de ter toda a experiência, disputou a prova da F-1 aqui em 1974. Além disso, de nós três, ele foi o último a correr no traçado misto, em 2008, de GT3, e será nossa principal base de informações”, completa Rodrigo.

As atividades do Trofeo Línea neste fim de semana se iniciam com dois treinos livres na sexta, mais dois na manhã do sábado; a tarde será reservada para o treino classificatório e o Top Qualifying. As provas estão marcadas para as 11h25 e 15h30 do domingo _o SporTV exibe a primeira corrida ao vivo, enquanto a RaceTV (www.racetv.com.br) transmite os treinos e as corridas na íntegra.

Foto:José Mário Dias/Ms2.