Trofeo Linea: Corrida em Brasília será decisiva para Fittipaldi manter chances de título

15 de outubro de 2010

As disputas da 9ª e da 10ª etapas do Trofeo Linea, neste domingo (dia 17), em Brasília (DF), serão decisivas para a equipe Fittipaldi (Iveco Capital / Banco Fidis / Rede Pit Stop) manter viva a chance de Christian Fittipaldi brigar pelo título na primeira temporada da categoria.

Na rodada, estarão em jogo o máximo de 35 pontos (20 pela vitória na 1ª prova e 15 na 2ª). O piloto – que não competiu as duas primeiras etapas da temporada – está a 25 pontos do atual líder, Giuliano Losacco, sem os descartes.

Fittipaldi chega embalado pela conquista do segundo pódio no Trofeo Linea, na última etapa, em Curitiba (PR). A expectativa também é boa para o companheiro, o paulista Rodrigo Navarro. Os treinos no traçado mais longo do calendário (5.475 metros) terão início na sexta-feira (15), a partir das 11h10.

“Serão as corridas mais importantes e decisivas. Precisamos andar bem para minimizar a diferença de 25 pontos para o líder e chegar com chances na última etapa. Espero que a equipe esteja muito bem”, declarou Christian, que não anda no traçado misto desde um treino na F-3 Brasileira em 1989.

O circuito, no entanto, traz boas lembranças. “Foi onde conquistei minha primeira vitória em monopostos, em 1988, na Fórmula Ford. Tem uma cena que me lembro da hora do pódio. Eu estourei o champanhe e a rolha caiu exatamente nos braços da minha avó, que estava a uns 50 metros do pódio”, lembrou o piloto.

O pai, Wilson Fittipaldi, diretor geral da equipe no Trofeo Linea, também tem recordações inesquecíveis no traçado misto. “Além de estar na vitória do Christian em 88, eu corri de F-1 na inauguração do autódromo, em 1974, e fiquei em terceiro”, comentou Wilsinho.

Para o comandante do time, uma das preocupações é o desgaste de pneus. “O traçado misto é muito interessante, mas o grande problema desta pista é que o asfalto dela é o mesmo da época da inauguração, então o desgaste dos pneus é muito grande. Por incrível que pareça, a pista é exatamente igual até hoje”, ressaltou, antes de falar sobre a briga pelo campeonato: “Se quisermos disputar o título, temos de sair de Brasília com um ótimo resultado. Vamos fazer o máximo”.

O paulista Rodrigo Navarro também está animado para voltar a acelerar no misto de Brasília. “Estou ansioso para andar na pista toda. Na Stock, temos usado só o anel externo e a última vez que andei no misto foi na Copa Clio, em 2005. É uma pista bastante seletiva e, qualquer detalhe, vai fazer muita diferença. Espero que a gente tenha um carro competitivo e possamos brigar por melhores resultados, porque já estamos merecendo. Gosto do traçado, tem muitos pontos de ultrapassagem e, como os carros são bem equilibrados, deve ser mais uma rodada emocionante”, finalizou Navarro.

No domingo, a 9ª etapa do Trofeo Linea terá sua largada às 11h25 e será transmitida ao vivo pelo SporTV e pela RaceTV (www.racetv.com.br). A 10ª etapa acontecerá a partir das 15h30 (ao vivo na RaceTV).