Trio brasileiro larga em oitavo na Monaco Kart Cup

16 de outubro de 2010

Está aberta a programação da 14ª edição da Monaco Kart Cup. Nesta sexta-feira (15/10), os pilotos disputaram três treinos – dois livres e um classificatório -, e já definiram o grid da primeira bateria. O trio brasileiro, formado por Sergio Jimenez (GFS Software), Nelson Ângelo Piquet e Carlos Iaconelli, vai largar na oitava colocação. Todos os 41 karts inscritos são idênticos – da marca Intrepid.

O trio brasileiro, que soma nove títulos brasileiros de kart – seis de Jimenez e três de Piquet – cravou a oitava melhor volta da classificação com o tempo de 50s997. O circuito de rua tem 1.068 metros e compreende parte do traçado usado pela Fórmula 1 no Grande Prêmio de Mônaco – os boxes, inclusive, são os mesmos usados durante o GP de Monte Carlo.

“Hoje tivemos dois treinos de 40 minutos cada e a classificação. Optamos por quase não andar no primeiro treino, pois o jogo de pneus será o mesmo até o final da última bateria. Só colocamos o kart para funcionar. No segundo, andamos pouco, mas o suficiente para testar o pneu, que este ano é diferente. É mais mole e certamente o desgaste será maior. Será uma preocupação para todos os pilotos”, comentou Jimenez.

“A tomada de tempo foi dividida em 12 grupos. O Nelsinho foi sorteado no três, o Iaconelli no seis, e eu no nove. Eu e Nelsinho viramos praticamente o mesmo tempo, fui um pouco mais rápido. O Iaconelli saiu com pneu frio, bateu forte no guard-rail, mas conseguimos consertar o kart a tempo de eu voltar pra pista”, falou o piloto.

A duração total da prova é de seis horas e cerca de 400 voltas, divididas em três baterias de duas horas cada. As duas primeiras acontecem no sábado (16) às 4h20 e às 07h20 (no horário brasileiro), e a fase final, no domingo (17) tem largada às 6 horas (já com o horário brasileiro de verão em vigor). Alguns pilotos de categorias top internacionais e ex-pilotos de F1 também estão na disputa, como Pedro Lamy, Giovanni Lavaggi, Romain Grosjean e os brasileiros Mario Moraes e Augusto Farfus Junior.

“Hoje (sexta-feira) vimos que nós três estamos virando tempos muito próximos e isso é bem importante, pois é obrigatório os três andarem nas três corridas. Também vimos que precisaremos ter bastante cuidado. Foram várias batidas ao longo do dia e inclusive um capotamento”, falou Jimenez. “A outra preocupação fica por conta dos pneus. Precisamos conservar os pneus para durar até o fim. Será um final de semana bem competitivo. Até mais que o ano passado”, completou o piloto.