F3 Italiana: Cesar Ramos busca título inédito para o Brasil neste final de semana em Monza

18 de outubro de 2010

Aos 21 anos, 13 deles dedicados ao automobilismo, o gaúcho Cesar Ramos está próximo de uma das conquistas mais importantes de sua carreira. Neste final de semana (dias 23 e 24), o piloto de Novo Hamburgo disputa a 8ª e última etapa (rodada dupla) da Fórmula 3 Italiana, no circuito de Monza. Líder do campeonato, com 148 pontos, Ramos chega embalado pelo bom resultado obtido na semana passada, durante os testes coletivos no circuito, onde ele foi o mais rápido.
O brasileiro sabe, no entanto, que não terá tarefa fácil. São apenas seis pontos de vantagem para o monegasco Stephane Richelmi, seu principal rival nesta rodada final. Com sete pódios no campeonato, sendo duas vitórias (Hockenheim e Vallelunga), Ramos pode ser o primeiro brasileiro campeão na F-3 Italiana, categoria que já teve o baiano Tony Kanaan como quarto colocado em 1995.

Correndo pela equipe BVM Target Racing, Ramos também concorre ao prêmio para testar com a equipe Ferrari de F-1, que será concedido aos três primeiros no campeonato. Se conseguir, ele será o primeiro gaúcho a acelerar um carro da principal categoria do automobilismo mundial.

“No início do ano, o objetivo era chegar à última etapa do campeonato em condições de brigar pelo título e, principalmente, terminar entre os três primeiros para testar um carro de F-1. Tive um ano muito bom e estou chegando a Monza na liderança, com uma pequena vantagem. Obviamente, quando você chega nessa situação na final, você só pensa em vencer”, comentou o piloto.

“Estou muito confiante e preparado psicologicamente para uma corrida na qual se decidirá o resultado do trabalho de um ano inteiro. A melhor coisa é encarar o final de semana de Monza como qualquer uma das sete etapas anteriores, porque senão fica mais difícil”, destacou Ramos.

“Tive ótimos momentos em Monza na Fórmula Renault e essa é a minha pista preferida na Europa. Os testes da semana passada provaram que mais uma vez vou ter um carro competitivo e isso ajuda muito. Analisando a pontuação, o teste na Ferrari já está praticamente garantido, mas o automobilismo é um esporte imprevisível e tudo poderá acontecer”, concluiu o jovem gaúcho.

Os treinos para a rodada em Monza terão início na sexta-feira (22). No sábado (23), haverá a definição do grid e a disputa de uma das provas (15h50 local, 11h50 Horário Brasileiro de Verão). No domingo, a última corrida acontecerá às 12h25 (8h25 Horário Brasileiro de Verão).