Helio Castroneves disputa prova australiana Gold Cost 600 com Ford Falcon (J4)

19 de outubro de 2010

O piloto Helio Castroneves, do Team Penske de Fórmula Indy, está na Austrália, onde disputara neste final de semana duas etapas do V8 Supercars Championship Series pela equipe  Wilson Security Racing, à bordo de um Ford Falcon FG.

O carro tem chassi monobloco equipado com motor V8 de 5 litros e potência estimada de 635 cv, limitada ao máximo de 7.500 rpm. Sem o piloto, o peso mínimo é de 1335 kg e a capacidade total do tanque de combustível é de 120 litros . A tradução disso tudo, em velocidade, é de 294 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 3s8. Todos os carros utilizaram pneus Dunlop e combustível E85, que é uma mistura de 85% de etanol de cana-de-açúcar e 15% de gasolina sem chumbo.

Castroneves é o único piloto brasileiro inscrito, ao lado dos demais convidados internacionais, que são: Alan Menu, Alex Tagliani, Andy Priaulx, Dario Franchitti, David Brabham, Fabrizio Giovanardi, Gianni Morbidelli, Jacques Villeneuve, Mika Salo, Patrick Long, Ryan Briscoe, Scott Dixon, Scott Pruett, Sebastien Bourdais, Tiago Monteiro, Will Power e Yvan Muller.

O primeiro contato com o carro será nesta quarta-feira, 20, quando ocorrerá um treino no qual os pilotos estrangeiros convidados poderão se familiarizar com as equipes e os carros. A prática tem início marcado para as 8h00 e se estenderá até às 17h00 (no horário local, 12 horas à frente do horário de verão em São Paulo). A prática acontecerá no circuito Queensland Raceway, um traçado misto de 3,2 km de extensão que fica no sugestivo endereço Champions Way (Caminho dos Campeões), em Willowbank, cerca de 100 km a Oeste de Surfer’s Paradise.