Stock Car: Pit Stop pode determinar vencedor em Santa Cruz do Sul

21 de outubro de 2010

Antes do início da temporada 2009 da Stock Car, o pit stop para troca de pneus era obrigatório. Mas, desde o ano passado, passou a ser opcional. A única exigência na parada nos boxes é o reabastecimento. Por esse motivo, o “pit” será fator determinante na 10ª etapa da Copa Caixa, marcada para este domingo (24), em Santa Cruz do Sul (RS).

Com o asfalto pouco abrasivo e a temperatura na casa dos 27ºC, o circuito gaúcho permite uma estratégia mais ousada, sem troca de pneus. Mas tudo vai depender do acerto do carro, das condições de corrida e do estilo de pilotagem de cada competidor. Além disso, é possível trocar apenas os pneus traseiros, pois gasta-se praticamente o mesmo tempo para realizar esse procedimento e colocar combustível – ações que podem ser executadas simultaneamente pelos mecânicos.

Após pontuar nas duas últimas provas, em Campo Grande (MS) e Londrina (PR), Alceu Feldmann (Fertipar / RCM Motorsport) chega a Santa Cruz do Sul empolgado, mesmo sem saber qual estratégia será adotada pela equipe durante o pit stop. Décimo colocado nesta pista no ano passado, o paranaense considera este um dos circuitos mais completos do país. “É muito prazeroso de guiar. São curvas de alta e baixa velocidade, subidas, descidas. Exige muito do piloto e do carro”, destaca.