Helio Castroneves escapa de acidente na largada e completa a Race 1 em Surfer's Paradise

24 de outubro de 2010

Depois de sobreviver ao múltiplo acidente da largada em Surfer’s Paradise, o piloto brasileiro Helio Castroneves conseguiu concluir a primeira prova do ARMOR ALL GOLD COAST 600, disputada neste sábado no circuito de rua de Queensland. Ele e o seu companheiro de equipe, o australiano Tim Slade, levaram o Ford Falcon da Wilson Security Racing ao 18º posto, mesma posição de largada. O resultado foi considerado bom, visto que as confusões iniciais obrigaram Castroneves a completar a primeira volta na 25ª e última posição.

No planejamento de corrida, o piloto do Team Penske foi escalado para largar e pilotar no primeiro terço, ficando o turno final a cargo de Slade, competidor habitual do V8 Supercars Championship Series. Posicionado na parte externa da pista, Castroneves de imediato ganhou uma posição, mas na segunda chicane foi obrigado a parar o carro simplesmente porque a pista estava bloqueada por causa de um grande engavetamento.

Embora ele tivesse evitado a batida e podido voltar à corrida, o fez de forma tardia porque a ré de seu carro não entrava com facilidade, além de ter outros competidores fechando seu caminho. Sendo assim, na última posição, completou a primeira das 102 voltas. Com o decorrer da prova, vise-se envolvido em várias disputas que se sucederam e Castroneves entregou o carro para o companheiro após 36 voltas e depois de gravitar entre 13º e 17º na maior parte do tempo.

“Essa corrida foi uma grande aprendizagem. As dificuldades foram grandes e eu fiquei feliz por ter evitado o acidente da largada, que foi uma loucura. Pena que eu tive problemas com a ré e demorei um pouco para voltar para a pista. Mas cumprimos o planejado e mesmo com todos os problemas fomos capazes de terminar a corrida. Isso foi muito bom e estou bem animado com a prova deste domingo”, disse Castroneves.

A vitória foi de Garth Tander e Cameron McCanville, dupla do Holden Commodore da Toll Holden Racing Team. James Courtney, 10º com o Ford Falcon da Jim Beam Racing, lidera a pontuação. Neste sábado, no horário brasileiro de verão e já domingo na Austrália, será disputado o Qualifying para a corrida 2, que terá largada às 1h35 (de Brasília), 13h35 na Austrália.