Paulista de Rally de Velocidade: Vitória de Luiz e Cris Facco em Itapetininga

31 de outubro de 2010

Na etapa mais encharcada da temporada, Luiz e Cris Facco garantem mais uma vitória na categoria A6 e também cravaram o melhor tempo entre as 14 duplas que disputaram a quinta e penúltima etapa do Campeonato Paulista de Rally de Velocidade. Não estava previsto, mas a chuva dominou a prova realizada neste sábado (30), em Itapetininga e, atrapalhou um pouco a etapa, marcada por muita adrenalina e até acidentes.

Das cinco Especiais, as duas últimas, que eram as mais curtas de 3,5 quilômetros cada, foram canceladas. A dupla da Equipe Acelera Siriema levou 51m37s para completar os 62 quilômetros de trechos cronometrados que restaram, percorridos em três voltas, onde predominou piso escorregadio e muita lama. A habilidade e experiência de Facco fizeram a diferença, quando um dos pneus estourou na terceira Especial e, ao invés de parar e trocar, optou por continuar para não perder preciosos minutos.

“Mesmo com a chuva e algumas dificuldades, a prova estava maravilhosa com trechos de alta, outros travados e a velocidade prevaleceu em quase todo o percurso. Vencemos as duas primeiras Especiais e, na terceira cortei um dos pneus mas não parei, soquei o pé aliás e, andamos mais 15 quilômetros assim e chegamos em segundo”, explica o piloto Facco, que foi Campeão na A6 em 2009.

Com o feito, a dupla somou mais 10 pontos e marca 42 no ranking da A6. Facco mantém a liderança há algumas etapas e deixa a decisão para a final com 12 pontos de vantagem. Já Cris com a mesma pontuação, garantiu o título da temporada com uma etapa de antecedência e é Campeã 2010 entre os navegadores da A6, com 20 pontos de diferença.

No primeiro ano em que disputa o campeonato inteiro, a navegadora termina o rali de Itapetininga com o título nas mãos e o dever cumprido. “Está sendo um ano de aprendizado, onde vou aprimorando a técnica a cada prova e estou muito feliz com este resultado. Mas a comemoração só acontecerá mesmo depois da última etapa, quando o campeonato será decidido”, pondera Cris.

A navegadora Campeã, ainda completa: “A chuva exigiu cautela, tivemos retas muito legais para acelerar e trechos sinuosos com pedras escondidas debaixo da lama. E quando ficamos praticamente sem o pneu, o Luiz não tirou o pé e eu continuei cantando as referências e, ainda bem que deu tudo certo”.

A decisão do campeonato acontecerá somente em dezembro, nos dias 4 e 5, na região de São Carlos, quando Facco brigará pelo bicampeonato. A Equipe Acelera Siriema conta com patrocínio da Gonçalves S/A Indústria Gráfica e Yokohama e apoio da 4×4 Experts.