Superbike: Cachorrão e Zandavalli comandam grid em Curitiba

31 de outubro de 2010

Em um dia de movimentação dentro e fora da pista, a Superbike teve a confirmação de mais uma pole-position de José Luís Teixeira de Camargo Júnior, o “Cachorrão”. O piloto paulista foi o mais rápido nos treinos classificatórios deste sábado (30), mantendo o domínio imposto nas sessões livres da véspera, e volta a comandar o grid neste domingo (31) no Autódromo Internacional de Curitiba, em uma corrida que terá pelo menos 32 pilotos na pista.

“Cachorrão”, na volta mais rápida do dia, cronometrou 1min23s197 para o traçado de 3.695 metros do circuito. Seu tempo de volta foi 0s342 mais rápido que o do paranaense Maycon Zandavalli, que larga em segundo. “Está difícil segurar o ritmo do Cachorrão aqui em Curitiba, mas o que vale mesmo é a corrida, e eu não desisti de levar o troféu da vitória para casa”, declarou Zandavalli, manifestando o mesmo otimismo que demonstrou durante a semana.

A programação do dia em Curitiba foi atípica. A primeira das três sessões classificatórias foi cancelada por conta da chuva durante a madrugada, que deixou a pista com várias poças d’água nas primeiras horas da manhã. “Tivemos só duas sessões classificatórias, na última a pista estava bem mais seca e todo mundo fez voltas mais rápidas”, disse Zandavalli, que pilota a Honda CBR 1000RR número 28 da Spiga Racing, com apoio da Ronin Tools.

Uma interrupção no fornecimento de energia elétrica em toda a região do autódromo provocou contratempos na programação do evento, que teve também a disputa automobilística da 13ª etapa da GT Brasil – a corrida foi vencida pelo curitibano Wagner Ebrahim, com um Dodge Viper Coupé –, e provocou nova mudança, com o cancelamento da Superpole. Nesta fase, os 10 mais rápidos do dia fariam uma nova disputa pela pole-position.

“Foi uma decisão tomada pela organização da Superbike com o aval de todos os pilotos, e isso acabou não prejudicando o nosso trabalho em nada. Eu dificilmente conseguiria, na Superpole, uma volta mais rápida que a do Cachorrão, a moto nova dele é muito competitiva e ele também está numa fase muito boa”, considerou Zandavalli. “Na corrida é que a história pode ser diferente. Acho que a minha chance de surpreender e ganhar deve ser considerada”.

Foi justamente na pista de Curitiba que Zandavalli subiu ao pódio da Superbike pela primeira vez, na segunda etapa, disputada no dia 25 de abril. Ele foi segundo colocado, numa prova disputada sob chuva forte e também vencida por Teixeira Júnior. O campeonato é liderado por Murilo Colatrelli, que soma 131 pontos e larga em quarto. Teixeira Júnior, com a pole, foi a 128. Alecsandre Brieda di Grandi, com 122, e Zandavalli, com 95, vêm em seguida.

A corrida deste domingo terá largada às 12h30, com transmissão ao vivo, em áudio e vídeo, pelo site www.superbike.com.br, com narração de Luciano Monteiro e geração de imagens da paranaense Master  TV.

Texto: Luciano Monteiro

Foto: Marcelo Soares