Toyota lança linha 2011 do utilitário esportivo compacto RAV4

9 de novembro de 2010

A Toyota lança a linha 2011 do utilitário esportivo RAV4 com novidades. A principal delas é a introdução da nova versão com tração 4×2. Até então, o modelo estava disponível apenas com a tração integral 4×4.  O RAV4 com tração 4×2 apresenta a mesma estética da versão já consagrada pelo público e oferece um pacote de equipamentos que priorizam o conforto aos ocupantes. São itens de série, entre outros, vidros, travas e retrovisores elétricos, ar-condicionado digital com controle individual para motorista e passageiro, controles do sistema de som no volante, direção eletro assistida progressiva, coluna de direção regulável em altura e profundidade, banco do motorista ajustável em altura, painel com iluminação do tipo Optitron – que regula a luminosidade de acordo com a variação da luz externa, sistema de som com interface para iPod, iPhone® e MP3/WMA, banco traseiro rebatível e reclinável e diversos porta-copos.

No item segurança, a versão 4×2 vem equipada com airbags duplos frontais e sistema de freios com dispositivo antitravamento ABS, com distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD – Electronic Brake-force Distribution) e assistência a frenagens de emergência (BAS – Brake Assist System), além de barras de proteção lateral nas quatro portas, cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de força.

A versão 4×4 do RAV4 também chega à linha 2011 mais recheada. A Toyota agregou ao modelo, além do airbags duplos frontais já disponíveis, bolsas infláveis laterais e também do tipo cortina. Outras inovações foram a introdução de aquecimento para os bancos dianteiros e de regulagem elétrica para o assento do motorista. Os demais equipamentos relacionados a conforto e segurança do RAV4 4×4 são os mesmos da versão 4×2, mais o teto-solar elétrico com acionamento one touch.

As linhas modernas do RAV4 ressaltam sua robustez, com pára-choques salientes e rodas em liga leve, equipadas com pneus de medida P225/65 R17. Visualmente, a diferença entre as versões 4×2 e 4×4 é que no modelo com tração integral há parabarro na traseira e teto solar.

O RAV4, em ambas as versões, traz motor Toyota 2.4 16V VVT-i de 4 cilindros, que gera 170 cv a 6.000 rpm, com torque de 22,8 kgf.m a 4.000 rpm. A transmissão é automática de 4 velocidades com controle eletrônico Super ECT, que seleciona a marcha mais adequada baseado nas condições de inclinação, aceleração, curvas e aderência, proporcionando melhor relação entre tração, segurança e consumo.

A suspensão independente nas quatro rodas é do tipo McPherson na dianteira e com braços duplos na traseira. Este sistema propicia completo controle do veículo em terrenos irregulares, além de total conforto aos passageiros.

Na versão 4×4, o RAV4 possui também bloqueio da tração 4×4 por controle elétrico no painel para uso em condições de menor aderência. Este sistema distribui o torque disponível entre os eixos dianteiro e traseiro do veículo, em 50% para cada, proporcionando assim uma melhor condição de tração para transpor obstáculos e terrenos de baixa aderência. O sistema mantém essa configuração em velocidades de até 40 Km/h. Acima dessa velocidade, o controle inteligente volta a funcionar no modo automático, distribuindo o torque entre os eixos traseiro e dianteiro, baseado nas informações obtidas por meio de sensores de inclinação, ângulo de curva e velocidade de cada roda.

Para garantir a competitividade do produto, a Toyota lança a linha 2011 do RAV4 com os seguintes preços: R$ 92.500,00 para a versão 4×2 e R$ 106.800 para a versão 4×4.

Fotos:Divulgação.