Campeões da Copa São Paulo Granja Viana serão conhecidos neste sábado

12 de novembro de 2010

Chegou o momento da grande decisão na Copa São Paulo de Kart Granja Viana, a principal competição regional do kartismo brasileiro em 2010, com média superior a 200 inscritos por etapa. A última rodada do ano será realizada neste sábado no circuito que fica em Cotia (na Grande São Paulo) e vai apontar os campeões das 16 categorias que compõe o certame.

Entre os destaques dessa decisão está o piloto mato-grossense Gabriel Sereia, que pode sair do kartódromo no sábado com o título de duas categorias. Em uma fase de transição da sua carreira, já que em 2011 será promovido à categoria Júnior Menor, Sereia disputou a temporada da Granja Viana em duas classes: a Cadete, com motores de 5,5 cavalos de potência, e a Super Cadete, que conta com um motor mais potente e mais parecido com o que será utilizado no próximo ano.

Depois de cinco vitórias e 15 pódios neste ano contando as duas categorias, Gabriel (foto) é um dos favoritos ao título – e disputa a liderança da tabela de pontos com o carioca Zaiya Fontana. Sereia chega para a etapa decisiva com a vice-liderança tanto na Cadete, quanto na Super Cadete.

Na primeira delas, Gabriel depende apenas do próprio resultado para definir o título Com cinco pontos de desvantagem para Zaiya na classificação, Gabriel garante a taça caso vença a corrida. Com a vitória, mesmo um segundo lugar do piloto carioca daria o título para Gabriel que, embora empatado em pontos, levaria vantagem no primeiro critério de desempate – com quatro vitórias no ano contra duas de Fontana.

Já na Super Cadete, Gabriel depende de uma combinação de resultados para ficar com o título. A diferença entre os dois primeiros colocados do campeonato é de 11 pontos e ambos têm o mesmo número de vitórias na temporada (três). Neste caso, Gabriel precisaria vencer a corrida e torcer para Zaiya não cruzar a linha de chegada entre os três primeiros. Ou combinações como um segundo e um sétimo lugares; terceiro e décimo; quarto e 13º ou um quinto lugar e Fontana foram da zona de pontos.