Helena Deyama e Joseane Koerich dão toque feminino ao II Rally das Serras

12 de novembro de 2010

Helena Deyama e Joseane Koerich estão prontas para mais uma disputa. Neste final de semana participam do II Rally das Serras, em São Joaquim (SC), prova que será válida pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country, nas categorias: motos, carros, caminhões e quadriciclos. Ao todo serão 270 quilômetros de disputa, em um percurso que irá exigir muita habilidade de pilotos e navegadores.

Para Helena, a participação no Rally das Serras terá um gostinho especial, já que não pôde disputar a primeira edição em 2009. “No ano passado quando foi criado o Rally das Serras, não consegui participar porque ainda estava sem carro, devido ao incêndio da TR4 nos Sertões. Por isso, é com muita expectativa que volto a participar de uma prova organizada pelo Dionísio. Além do prazer de correr uma prova na região de Santa Catarina, que é bem diferente das demais provas que temos no Campeonato Brasileiro”, contou a experiente piloto.

Apesar de ser a sua estreia no Rally das Serras, Helena explica que teve belíssimas e inesquecíveis participações em solo catarinense. “Desde que foi criada a Copa Baja, com a Baja Cipó em 1998 (MG), não perdi nenhuma edição. E São Joaquim fazia parte da Copa, com o Baja das Neves. Participei das três edições realizadas e foram provas incríveis. O Dionísio sabe montar provas que são verdadeiro cross-country”, disse.

Para esta etapa, Helena terá novamente sua companheira de Rally dos Sertões, Josi, que ficou de fora da etapa do Brasileiro, o Rally dos Bandeirantes. “É sempre bom ter a Josi ao meu lado, além de excelente navegadora, é uma grande amiga e companheira. É uma parceria que está dando muito certo, e se depender de mim, será muito duradoura”.

Muito ansiosa por voltar às pistas, Josi esteve afastada após o Rally dos Sertões, quando se submeteu a uma cirurgia que impossibilitou sua participação no último rali. “O Rally das Serras tem tudo para ser uma grande prova, e vai requerer muita habilidade para a equipe, Já corri em São Joaquim, mas faz muitos anos. É um região belíssima, e que proporciona mudanças de piso inusitadas. A navegação ao lado da Helena é sempre prazerosa, é uma piloto experiente e competitiva, e temos muita afinidade”, ressaltou Josi.

Para a disputa em São Joaquim, o Mitsubishi L200 da equipe não terá grandes mudanças. “No Rally dos Bandeirantes o carro não sofreu nenhuma avaria, nem precisamos fazer alterações. Mas como já é de costume, a equipe de apoio mecânico, a Rally Brasil, fez uma revisão apurada para que o carro tenha o melhor desempenho”, afirmou Helena, que apesar de estar de fora da briga pelo título da categoria Super Production, por não ter participado das primeiras provas da temporada, espera obter sucesso no Rally das Serras e levantar o troféu da prova.