GP2: Câmbio tira pódio de Razia em Abu Dhabi

13 de novembro de 2010

Um problema no câmbio na metade final da primeira corrida da GP2 em Abu Dhabi, na manhã deste sábado, tirou o pódio das mãos de Luiz Razia. Mesmo com o imprevisto, o único brasileiro atualmente no grid conseguiu somar dois pontos e garantir a primeira fila da prova de encerramento da temporada, que acontece no domingo.

Largando em quinto, por conta de uma série de punições que tiraram dois pilotos de sua frente no grid, Razia pulou para quarto logo no início e apresentou um ritmo bastante consistente, conquistando a terceira posição na janela obrigatória de pit stops. No entanto, logo após a parada, a caixa de marchas do Rapax do baiano começou a falhar e a perda das posições foi inevitável.

“Foi uma boa corrida, tirando o problema. O pódio era seguro”, comenta. “Fiz uma ótima largada, subi pra quarto e, depois, para terceiro. O ritmo estava bom, mas, depois do pit, perdi a segunda marcha. Em seguida, a quarta marcha passou a dar um monte de problemas e tive de fazer uma série de adaptações, como passar o freio para a frente, trocar a marcha mais cedo. Uma pena, pois o pódio estava na mão”, explica Razia, piloto de testes da Virgin na F-1, que treinará com o time nesta quinta-feira.

Para alento do baiano, o problema acabou trazendo uma coisa boa: como o grid da segunda corrida da GP2 é o resultado da primeira, com o “top 8” largando de forma invertida, a sétima posição de Razia se transformou em um segundo lugar na ordem de largada, atrás apenas do estreante tcheco Josef Kral. “Se fizer uma boa largada e não tiver problemas, tenho boas chances de vencer. A meta é ganhar e somar os dois pontos da melhor volta para ficar entre os oito no campeonato”, completa.

A prova de encerramento da temporada 2010 está marcada para as 4h30 (de Brasília), com exibição ao vivo do SporTV.

Foto:Alastair Staley/GP2