F-Future: Nicolas Costa faz primeiros testes pela F-Abarth na Europa

16 de novembro de 2010

O carioca Nicolas Costa completou nesta segunda-feira (15), em Varano, na Itália, seu primeiro treino com um carro de Fórmula Abarth. Líder do campeonato da Fórmula Future Fiat no Brasil com duas vitórias, Nicolas aproveitou o intervalo no calendário da competição para realizar uma série de três testes com a equipe Euronova, do ex-piloto de Fórmula 1 Vicenzo Sospiri.

O brasileiro foi um dos destaques da sessão, que começou com pista seca apesar da temperatura na casa dos 10ºC. Em vinte voltas, Nicolas já passou a marcar os melhores tempos, e com a pista seca conquistou a segunda melhor marca do dia, com uma volta em 1min05s734. O mais rápido foi o russo Sergei Sirotkin, com 1min05s589. Na parte da tarde, a chuva alterou completamente as condições da pista, mas não impediu Nicolas de continuar entre os mais rápidos.

“Foi minha estreia na Europa, na pista de Varano e no carro da F-Abarth. Por isso fizemos um treino de reconhecimento hoje, que terminou de maneira muito positiva. Consegui completar diversas voltas tanto no seco quanto no molhado, sempre entre os mais rápidos. Treinamos em quinze carros, o que significa menos da metade do grid da primeira temporada da F-Abarth. Mas já deu para ter uma idéia da competitividade da categoria para o ano que vem”, declarou Nicolas Costa.

Nicolas é o primeiro piloto da F-Future Fiat a experimentar a F-Abarth, categoria que será o destino do campeão da temporada inaugural da categoria apadrinhada por Felipe Massa. O chassi Tatuus equipado com motor FPT de pouco mais de 180cv de potência é um pouco mais forte que o usado neste ano pelo piloto, mas não impediu sua rápida adaptação.

“Consegui pegar rapidamente a mão do carro, apesar do motor turbo e da potência um pouco maior. Acredito que a ideia do Felipe (Massa) de escolher a Fórmula Abarth como segundo passo na carreira dos pilotos que competirem na F-Future foi bastante acertada. Realmente esse equipamento representa um passo adiante em relação ao que temos no Brasil, e é ideal em termos de aprendizado”, comentou o piloto.

O próximo treino de Nicolas Costa na Fórmula Abarth está marcado para esta quarta-feira, no circuito de Franciacorta. Depois ele retorna à pista no dia 18, na pista de Misano. A decisão do título da F-Future está marcada para o dia 12 de dezembro, em Santa Cruz do Sul (RS).

Foto:Carsten Host