Kart: Na última volta, João Gonçalves conquista título da Shifter na Granja Viana

16 de novembro de 2010

A decisão da categoria Shifter Kart – a mais rápida da modalidade no país – na Copa São Paulo Granja Viana foi eletrizante. Favoritos ao título desde o início da temporada, João Gonçalves (TNT/Kart-Mini/AMF) e Dennis Dirani foram os protagonistas da decisão até a última volta da corrida disputada no sábado (13). Mas para João o trabalho era mais difícil: ele precisava descontar uma diferença de 13 pontos, que na pista significava vencer a prova e torcer para Dirani não ficar entre os cinco primeiros.

Na tomada de tempos, Gonçalves ficou com a terceira marca, posicionado no grid exatamente atrás do seu principal adversário na disputa pelo título. Já na largada assumiu a segunda posição e passou a perseguir Dennis Dirani que liderava a prova. Quando abriram a última volta, o fator sorte entrou no jogo a favor de João Gonçalves.

Faltando cinco curvas para completar a corrida, Dennis Dirani parou seu kart com problemas. Assim foi João quem cruzou a linha de chegada em primeiro e, mais que conquistar sua primeira vitória na Shifter Kart, venceu também o maior campeonato regional do país.

“Não consigo colocar em palavras toda a minha felicidade por essa conquista. Sinto pelo Dennis, porque sei como é duro abandonar uma corrida nessas condições e perder um título por isso. Mas por outro lado estou muito feliz por ter ganhado minha primeira corrida e meu primeiro título na Shifter no mesmo dia. É uma recompensa enorme por todo o trabalho meu e da equipe”, comentou João Gonçalves.

Depois de dez etapas disputadas na Copa São Paulo de Kart Granja Viana 2010, João Gonçalves fica com o título da Shifter Kart e o tocantinense Felipe Fraga é o vice-campeão. Dennis Dirani, Danilo Dirani e Renato Russo completam os cinco primeiros da temporada.

Coroado campeão na Copa São Paulo, João Gonçalves embarcou poucas horas depois da corrida decisiva para Las Vegas, nos Estados Unidos, onde no próximo final de semana tem mais um desafio nos karts com marcha. Ele vai disputar a maior competição do mundo dessa modalidade: o Super Nationals dos Estados Unidos, que reúne mais de 400 pilotos em uma grande festa do kartismo norte-americano.

João vai disputar a categoria Super Pró, que em 2009 por exemplo, contou com a participação de nomes como Michael Schumacher e Nelsinho Piquet, além das principais feras do kartismo mundial. As corridas do Super Nationals são disputadas em um circuito montado no estacionamento do Rio Hotel, em Las Vegas. A competição termina no próximo domingo (21).

Foto:Maurício Villela.