BMW anuncia a produção em série do Vision Efficient Dynamics

18 de novembro de 2010

Ele foi a estrela do Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, em 2009, e a estrela do Salão Internacional de São Paulo, em 2010: um carro esportivo com quatro assentos com design carismático, números de desempenho fascinantes e eficiência insuperável, equipado com a tecnologia BMW Active Hybrid e apresentado sob o nome de BMW Vision Efficient Dynamics. Com sua ampla gama de componentes completa ou praticamente prontos para produção, este carro-conceito obteve uma resposta incrível.  Havia um desejo generalizado de colocar o carro na rua, e a concretização deste desejo está se aproximando consideravelmente. Com 1,24 metro de altura, o veículo de 4 assentos assume o formato característico da BMW, consistentemente voltado para o apelo estético e o desempenho dinâmico.

Portas em forma de asa facilitam a entrada nas duas fileiras de assentos, enquanto que as amplas medidas aerodinâmicas reduzem o coeficiente de resistência do ar para 0,22. A combinação de um motor turbo diesel de 3 cilindros com um motor síncrono híbrido no eixo frontal e um motor totalmente híbrido no eixo traseiro proporciona uma potência geral do sistema de 241 kW/328 bhp.

O projeto inovador da tecnologia BMW Active Hybrid permite números de desempenho no mesmo nível de um carro esportivo, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos,  com um consumo médio  de 3,76 litros a cada 100 quilômetros, equivalente a 75,1 mpg imp, e uma taxa de emissão de CO2 de 99 gramas por quilômetro (1,3 litro a cada 100 quilômetros e 33 gramas de CO2 por quilômetro (1,3 l/100 km e 33 gramas de CO2 por quilômetro; EU-PHEV ECE-R101).

Esta relação única entre desempenho dinâmico e eficiência deriva do alto nível de eficiência de todos os componentes do motor, bem como uma combinação inteligente da potência destes três motores, assim como um gerenciamento de energia controlado com precisão, incluindo a regeneração da energia de frenagem. Além disso o carro dispõe de bateria recarregável de lítio-polímero localizada centralmente em um chassi longitudinal e projetada especialmente para que este carro esportivo híbrido pode ser completamente recarregada em uma tomada convencional em apenas 2 horas e meia. O uso exclusivo de energia elétrica permite a não emissão de poluentes por cerca de 50 quilômetros, enquanto um tanque de 24 litros de diesel estende a autonomia total do veículo para até 700 quilômetros.

Fonte: BMW

Foto: BMW