Copa Troller Sudeste: final emocionante e disputada em Serra Negra

21 de novembro de 2010

A última etapa da Copa Troller Sudeste foi um desafio para os participantes, principalmente para as duplas que disputavam o título das três categorias. A organização montou uma prova técnica, com 110 quilômetros navegáveis repleto de emoção. O trecho com várias opções foi uma das atrações da prova, que encerrou o mais disputado campeonato dos últimos anos em grande estilo. Marcos e Marcelo Bortoluz, de Caxias do Sul (RS), na Master; Carlos e Ronaldo Rodrigues, de Curitiba, na Turismo, e o piloto Paulo Roberto dos Santos, de São José dos Campos (SP), e o navegador mineiro Marcelo Couto, na Graduados, deixaram Serra Negra com os títulos de 2010.

Na etapa, a dupla vencedora da Master foi Rone Branco/Theo Guardiano, com 417 pontos perdidos, seguida por Marcos Bortoluz/Marcelo Bortoluz, com 420, e Fábio Vernizi/Luiz Paiva (SP), 473. Na Graduados, Pedro Souza/Flavio Bisi (MG) levou a melhor, 488 pontos, vindo em segundo Paulo Roberto Santos/Marcelo Haseyama, com 533, e em terceiro, Thiago Carceroni/Marcelo Couto (MG), com 591.

Entre os participantes da Turismo, a primeira colocação em Serra Negra foi da dupla Carlos Santos/Ronaldo Santos, 616, seguida por Ricardo Flauzino/Ricardo de Freitas (SP), 688; e Celso Macedo/Belén Macedo, 818. Na Expedition, Emerson Watashi/Helio Watashi (SP) venceu, com 1190 pontos. Valdemar Sanfins/Jurandir de Amaral Neto (SP) ficou em segundo, 1352, e Fernando Ferreira/Carolina Gagliato (SP), em terceiro, 2143.

Marcos e Marcelo Bortoluz, de Caxias do Sul (RS), chegaram à última etapa com a obrigação de conseguir um bom resultado, pois a categoria Master estava com uma disputa acirrada pelo título. “O nível da Master foi muito alto e competitivo. Qualquer vacilo levaria a perda de pontos e do campeonato. Mas deu tudo certo e vamos levar o troféu para o Rio Grande do Sul”, disse Marcos, piloto da dupla. No final, a dupla venceu com um ponto de diferença para Rone Branco e Theo Guardiano, de Curitiba.

Na Graduados o troféu foi conquistado por duplas diferentes, pois o sistema de pontuação é feito separadamente para pilotos e navegadores. O mineiro Marcelo Castilho Couto ficou muito emocionado com o título. “A sensação de vencer o campeonato é indescritível. Essa prova foi sensacional”. O navegador disputou a Copa com dois companheiros diferentes, por isso quem levou o troféu de melhor piloto na Graduados foi Paulo Roberto dos Santos, de São José dos Campos (SP).

Os competidores consideraram esta a melhor etapa do ano, pois a organização conseguiu unir uma prova técnica com lama, canavial, balaios e médias apertadas com uma linda paisagem. “Serra Negra fechou o campeonato com chave de ouro. A organização está de parabéns; A Copa exigiu muito de piloto e navegador, principalmente nas provas técnicas como esta e de Poços de Caldas (MG)”, afirmou o navegador Ronaldo Rodrigues dos Santos, de Curitiba (PR), que junto com o irmão e piloto Carlos levaram o título da Turismo. Ricardo Augusto Flauzino e Ricardo B. Freitas, de São Paulo, ficaram com o vice, um ponto atrás.

A Copa Troller Sudeste 2010 terminou, mas a organização já trabalha para o próximo ano. “Foi um temporada muito positiva para a Copa. Conseguimos intercalar provas técnicas com outras de estrada e, isso foi uma oportunidade para pilotos e navegadores mostrarem suas habilidades”, comentou Deco Muniz, diretor de prova da Copa. Para 2011 um dos objetivos da organização será fortalecer ainda mais a categoria Expedition. Além de colocar mais provas técnicas para Master, Graduados e Turismo, aumentando ainda mais a disputa pelos títulos.

Resultado Final do Campeonato

Máster
1º – Marcos Bortoluz e Marcelo Bortoluz – Caxias do Sul/RS, 67 pontos
2º – Rone Branco e Theo Guardiano – Curitiba/PR, 66
3º – Alfredo Turcatto e Camilo Turcatto – Ribeirão Preto/SP, 56

Graduados
Piloto
1º – Paulo Roberto dos Santos – São José dos Campos/SP, 59
2º – Thiago Carceroni – Belo Horizonte/MG, 57
3º – Carlos Henrique Bevilaqua – São Paulo/SP, 53

Navegadores
1º – Marcelo Castilho Couto – Belo Horizonte/MG, 57
2º – Leandro de Macedo Ferreira – Curitiba/PR, 53
3º – Allan Henrique Enz – Apucarana /PR, 51

Turismo
1º – Carlos Rodrigues dos Santos e Ronaldo Rodrigues dos Santos – Curitiba/PR, 71
2º – Ricardo Augusto Flauzino e Ricardo B. Freitas – São Paulo/SP, 70
3º – Osni Izidoro Casas e Rodrigo J. Borges – Joinville/SC,59