Treinos das 500 Milhas da Granja Viana começam nesta 3ª

22 de novembro de 2010

Os treinos livres da 14ª edição das 500 Milhas da Granja Viana serão abertos nesta terça-feira. O evento mais tradicional do kartismo brasileiro avaliará a nova programação de testes, que foram todos concentrados apenas na semana da prova. Até o ano passado, pilotos e equipes iniciavam a preparação até um mês antes da corrida. A terça-feira será de intensas atividades no kartódromo de Cotia, na Grande São Paulo, já que a pista estará aberta entre as 12 e as 23h30.

A decisão de “enxugar” a programação foi adotada em nome da diminuição de custos e da busca de uma maior paridade de forças entre as equipes. “É mais ou menos o mesmo formato daquela outra corrida famosa de 500 milhas, realizada em Indianapolis”, brinca Felipe Giaffone, que segue acumulando as funções de promotor com a de parceiro de Rubinho Barrichello e Tony Kanaan. “Lá eles também reduziram bastante o número de treinos. Nosso objetivo é diminuir o custo para os pilotos, não só pelo menor desgaste de equipamento, como também na mão-de-obra. Antes, os mecânicos trabalhavam um mês inteiro para apenas uma prova”, justifica Giaffone.

Ao longo dos próximos dias, a expectativa é que o número máximo estabelecido para o grid – 60 karts – seja completado. Outra novidade em 2010 é que cada equipe está recebendo um eixo e um escapamento por kart. “Até o ano passado, as equipes grandes testavam vários eixos. Agora, será um único para cada kart, como já ocorreu com o escapamento em 2009. É mais uma forma de oferecer as mesmas condições para todos os participantes”, afirma Giaffone. O pacote técnico com custo fechado também está sendo introduzido na prova deste ano. “É um modelo parecido com o Mini Challenge, no qual vários carros recebem a mesma preparação”, compara.

Criadas em 1997 com o propósito de fechar com uma grande festa o calendário automobilístico nacional, as 500 Milhas da Granja Viana cresceram e anualmente atraem pilotos das principais categorias nacionais e internacionais, como Fórmula 1, Fórmula Indy, GP2, Stock Car e diversas outras. Em 2009, a vitória coube ao trio liderado por Felipe Massa e completado por Lucas di Grassi e Júlio Campos, Foi o terceiro título de Massa na Granja Viana, depois das conquistas na primeira edição e em 2002 ao lado de Barrichello e Kanaan. Antigos parceiros, Barrichello e Kanaan dividem dois recordes: o de participação (estiveram em todas as edições) e títulos (oito em 13 corridas), estes últimos na maioria das vezes contando com o reforço de Felipe Giaffone.

Barrichello, Kanaan e Giaffone vão liderar os dois karts da equipe na busca pelo título perdido no ano passado. Felipe Massa será a ausência mais sentida, já que permanecerá na Europa para cumprir compromissos pela Ferrari. No entanto, outros grandes nomes, que correm ou correram na Fórmula 1 como Lucas di Grassi, Nelsinho Piquet e Christian Fittipaldi, estão garantidos no evento, bem como colegas da Fórmula Indy como Bia Figueiredo e Vítor Meira.

A largada da prova está marcada para sábado às 10h30. Outras informações sobre as 500 Milhas da Granja Viana podem ser conseguidas na secretaria do kartódromo (Rua Tomas Sepe, 443, Jardim da Glória, Cotia) ou pelo telefone (11) 4702-5055.

Fonte: MF2 – Fotos: Miguel Costa Jr./MF2