Bia encerra participação nas 500 milhas da Granja Viana

28 de novembro de 2010

Depois de percorrer 601 voltas em dez horas e cinquenta e quatro minutos de prova, a Ipiranga Racing, equipe montada por Ana Beatriz Figueiredo, terminou na 33ª posição das 500 Milhas da Granja Viana, disputada ontem, sábado, a partir das 11h30, no Kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP). A pilota da Fórmula Indy revezou-se no cockpit do kart número 42 com os pilotos João Gonçalves, Clemente de Faria Jr. e Danilo Dirani.

A largada, da 20ª posição, coube à Bia Figueiredo, como é conhecida no Brasil. Dados o baixo rendimento do motor e a obrigatoriedade de uma parada de 15 minutos, a Ipiranga Racing optou por trocar o propulsor logo na primeira hora, quando estava na 18ª posição, o que a levou à 59ª e última posição da prova, em que enfrentaria ainda mais dois problemas mecânicos: a quebra da corrente e, do meio para o fim da corrida, também do eixo do kart, que foi substituído.

“Nós recebemos dois motores sorteados, e a ideia da organização é que todos sejam muito parelhos, por isso há uma re-checagem. Andamos muito bem nos primeiros treinos e o redutor que colocaram em nosso motor antes da classificação nos prejudicou na tomada de tempos e no começo da corrida, pois nem sempre o que se passa no dinamômetro é o que se passa na pista. Depois que trocamos o motor na corrida, voltamos a andar muito bem, mas aí já estávamos longe dos líderes”, Bia comenta.

Apesar das adversidades, virando sempre no mesmo tempo dos ponteiros da corrida, na casa dos 58 a 59 segundos por volta, ao longo da prova os quatro pilotos se empenharam em buscar a diferença, com sucesso. O kart preparado por Nailor Campos e Jonas Silva, que esteve a até 59 voltas do líder, chegou ao fim da prova a 43 voltas do vencedor, o único que fez as 644 voltas da corrida.

“Essa foi minha sexta 500 Milhas da Granja Viana e foi muito legal correr com nosso próprio time. O João Gonçalves, o Clemente de Faria Jr. e o Danilo Dirani andaram superbem, eles são muito experientes e tranquilos, e o ambiente foi muito bom na nossa equipe. O nível de competitividade foi altíssimo e houve menos que meia dúzia de abandonos. Diante disso e das dificuldades que superamos, tivemos excelente performance em nossa estreia com a Ipiranga Racing, tirando 16 voltas de diferença. Foi uma experiência positiva”, conclui Ana Beatriz Figueiredo.

Agora, a pilota irá se preparar para o Desafio Internacional das Estrelas, torneio de kart promovido por Felipe Massa que será realizado de 17 a 19 de dezembro, em Florianópolis, no qual também com patrocínio da Ipiranga e da Lubrizol.

Foto: Miguel Costa Jr.