Câmeras de ré serão obrigatórias nos Estados Unidos

6 de dezembro de 2010

O governo norte americano acaba de anunciar que exigirá a instalação de câmeras de ré em todos os automóveis, picapes e ônibus, vendidos nos Estados Unidos a partir de 2014. Trata-se de um importante avanço na segurança automotiva que permitirá aos motoristas visualizar o que acontece na traseira do veículo em manobras de estacionamento com o objetivo de evitar mortes acidentais.

As regras serão progressivas a partir de 2012 e obrigatórias após 1º de setembro de 2014. Em 2009, segundo o Departamento de Tráfego americano, cerca de 228 pessoas morreram no País, atropeladas em manobras de ré, principalmente crianças e idosos, acidentes, em 70% dos casos, provocados por parentes das vítimas.

Muitas marcas já utilizam esse importante recurso de segurança, com destaque para a Ford Motor Company, muito à frente da maioria dos demais fabricantes, em relação a sistemas de câmeras de segurança que anulam os pontos cegos dos veículos.

Os primeiros veículos Ford que receberam o sistema foram as picapes. A empresa disponibiliza dois modelos diferentes. A câmera de ré equipa o veículo com uma lente grande angular, na traseira, que envia imagens de vídeo para uma tela no console central. Outra possibilidade é a montagem de uma tela LCD no lado esquerdo do próprio espelho retrovisor interno, sem prejuízo na visão retro que o espelho proporciona. Este sistema, segundo a Ford, funciona bem porque o espelho retrovisor é o local natural que o motorista utiliza para olhar para a traseira.

Na verdade, não importa o sistema que será utilizado pelas montadoras. O mais importante é que essa tecnologia ajudará o motorista a ser mais cuidadoso e a conhecer melhor o que há no entorno do veículo que dirige e, assim, reduzir a possibilidade de qualquer acidente numa situação de pressa ou de distração.

Jim Buczkowski, diretor de sistemas de Engenharia Elétrica e Eletrônica da Ford, informa que “as pesquisas mostram que a visibilidade é uma das maiores preocupações dos clientes”. Dessa forma as câmeras de ré, empregadas pela Ford, possuem sistema de iluminação própria que aliado às luzes de ré do veículo permitem ampla visão em áreas escuras de garagens.

A investida de tecnologia da Ford permitiu à empresa se adiantar às novas exigências do governo americano e desde já, as inovadoras câmeras de ré estão disponíveis em diversos veículos da Ford, entre eles, o Fusion Híbrido, recém lançado no mercado brasileiro, o novo Ford Explorer 2011, o Crossover Edge e na maioria das picapes e vans.